DIFERENÇAS
DIFERENÇAS
Saudade, nostalgia, melancolia. Sentimentos aparentemente iguais, mas tão diferentes.
Saudade significa amor. Sente-se saudade, quando lembramos de fatos, pessoas, lugares agradáveis. É saudável ter saudade. Lembrar-se de coisas boas é muito bom. A saudade é também não saber. Ao sentirmos saudade, gostaríamos de saber como estão hoje as pessoas, os lugares e as paisagens que nos foram queridas. Assim, gostaríamos de saber se o amor antigo já concluiu a faculdade, se continua lendo antes de dormir, se ainda faz atividade física, se ainda se exaspera com a burrice, se já se casou, se está feliz. Sobre os lugares, se continuam arborizados, se as ruas já estão asfaltadas, se há insegurança ou muito trânsito. Quanto às paisagens, se os prados permanecem verdes, se ainda se vê a lua e se as estrelas continuam grandes e cintilam como antes.
Diferentemente do que se fala, não se mata nem se morre de saudade, posto que ela nos é querida; porém, alimentamos a saudade. Quanto mais se ama algo ou alguém mais se tem saudade.
Nostalgia, por sua vez, é uma inadaptação com o presente. Quem é nostálgico, quer estar no passado, não consegue se inserir no presente. Aquele que diz 'no meu tempo' sofre de nostalgia, por desprezar o momento atual. Se estamos vivos, nosso tempo é o hoje. Viver o passado é impossível. Podemos relembrar, mas não reviver o passado.
Melancolia está associada à doença. Trata-se de uma tristeza imensa, sem motivo aparente e que pode levar à depressão. Requer cuidados médicos, patologia mental que necessita muitas vezes de ajuda psicológica ou psiquiátrica
Em suma, Saudade é amor, nostalgia é tristeza e melancolia enfermidade.