PREJULGAMENTOS

PREJULGAMENTO

-Não julgueis, para não serdes julgados; pois sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; e aplicar-se-á a vós, na mesma medida, aquilo que aplicastes contra eles. (MATEUS, 7:1 E 2)

As palavras de Jesus, embora proferidas há 2 milênios, possuem uma atualidade impressionante. Isto porque Ele conhece a alma humana e sabe o quanto precisamos evoluir para atingirmos um grau de desenvolvimento necessário para vivermos no mundo espiritual.

A humanidade através dos tempos tem demonstrado que não aprendeu as lições de Jesus Cristo. A História tem oferecido inúmeros exemplos disso. Inúmeros povos, entre eles os egípcios e os romanos, julgavam o povo hebreu inferior e, por isso, o mantiveram escravizados por longo tempo.

Alguns povos europeus também escravizaram os negros africanos, porque se julgavam superiores a eles.

Hitler, escravizou e dizimou grande número de judeus, ao entender que pertencia à pura raça ariana. Estendeu esse julgamento por grande parte da Europa, implantando o ideal nazista. Da mesma forma, a Inquisição torturou e matou centenas de pessoas, sob as mais diversas alegações e prejulgamentos.

Como se vê, por trás de um julgamento há sempre uma arrogância que nos impede de ver a igualdade que há entre todos os seres. Ninguém, pode se julgar superior, a ponto de emitir juízo de valor sobre o seu semelhante.

Não basta, entretanto, que nos declaremos iguais. É preciso que nossas atitudes demonstrem o que dizemos. Será necessária uma reforma interior que nos impeça de julgamentos antecipados, sem conhecer a realidade dos fatos e sem entender os motivos que levaram um ser humano a praticar uma ou outra ação.

Discriminar alguém pela cor da sua pele, pela sua religião, pelo seu partido político ou pela sua origem social, é, sem dúvida, uma atitude que nos será cobrada na mesma moeda. O nosso aspecto exterior não será o mesmo em outras encarnações e o mal que fizermos nesta vida, haverá de ser resgatado na mesma medida futuramente.

Quem hoje sofre, certamente fez alguém sofrer no passado. Quem faz sofrer haverá de passar pelo mesmo sofrimento. Quebremos essa corrente e sejamos verdadeiramente tolerantes e compreensivos.

ABC DAS LETRAS
Enviado por ABC DAS LETRAS em 06/01/2021
Código do texto: T7153032
Classificação de conteúdo: seguro