NOSSA VIDA
NOSSA VIDA
A vida é um longo aprendizado. Assim como uma criança, que precisa aprender a andar, a comer e a falar, o nosso espírito vem ao mundo também para aprender e virá quantas vezes for preciso, pois a vontade de Deus é que nos tornemos a sua imagem e semelhança.
Os preceitos divinos devem ser cumpridos, porém Ele permite que nos utilizemos do nosso livre arbítrio, pois só assim haverá merecimento. Não quer isto dizer que sejamos espíritos lançados à Terra, sem qualquer tipo de ajuda. Deus é nosso pai e sabe do nosso grau de evolução. Assim, nos disponibiliza mecanismos de auxílio, como nossos mentores espirituais, além da prece, como instrumento a ser utilizado, ferramenta adequada às nossas necessidades, enquanto encarnados.
O espírito é como uma pedra bruta, que precisa ser lapidada, para um dia ser tornar preciosa. Porém, há uma grande diferença. Enquanto a pedra se vale de um lapidador e/ou de um ourives para se transformar numa joia, o espírito encarnado depende essencialmente de si mesmo. Somente evoluiremos se quisermos determinadamente desenvolver.
Para tanto, devemos compreender a Vida e entender qual o verdadeiro propósito de estarmos encarnados. O espírito, embora viva aqui em sociedade, é solitário. Nasce e desencarna sozinho. Sua evolução depende exclusivamente de si próprio. Portanto, não é justo que debitemos a nossos pais ou a ninguém qualquer parcela de responsabilidade pelo que somos. Trazemos em nosso ¨DNA¨ espiritual, marcas de erros em vivências passadas, que precisam ser apagadas pelos nossos próprios esforços. Em geral, escolhemos a nossa família na erraticidade, justamente para resgatar defeitos de convivência e de relacionamentos atribulados. Só a nós cabe e depende o resgate.
Por outro lado, por sabermos os diferentes graus de evolução que se encontram os espíritos, devemos respeitar as diferenças e através da Caridade e de ensinamentos contribuir para que a evolução de nossos irmãos, sem que isso signifique superioridade ou pretensão de nossa parte. Simplesmente, indica que entendemos a Vida primeiro e é nosso dever repassar os nossos conhecimentos.
Por fim, resta-nos agradecer a Deus por mais esta oportunidade de prosseguir na nossa evolução; sabendo, entretanto, que o caminho é longo e tortuoso para chegarmos ao nosso destino. A subida é íngreme e a escada é grande, mas só chegaremos ao topo, subindo degrau por degrau, com força e perseverança. Graças a Deus. (abc das Letras.)