Para aqueles entre os 20 e 30 anos, está bem marcado na memória uma das animações onde havia um baixinho que aparecia de tempos em tempos, e sumia quando os jovens aventureiros mais precisavam... Dentre muitas similaridades entre vida real e o mundo artístico, parece que tal personagem foi inspirado em uma classe que também costuma aparecer raramente e sumir quando mais precisamos, os políticos! A cada 4 anos ele está lá, é teu amigo, te recebe com abraços e beijos, presta-lhe favores pessoais, pergunta como anda a família... Porém, depois de obter seu voto de confiança ele usa o pó de pirlimpimpim e some até a próxima eleição! É assim a nível municipal, pois nas esferas maiores do governo, eles fazem algumas graças midiáticas e depois você consegue vê-los no noticiário como possíveis envolvidos em escândalos de corrupção
Para que toda essa magia do esconde-esconde pare de acontecer, precisamos nos impor e mostrar-lhes que somos nós os maiores interessados nos assuntos públicos! É para o cidadão que o candidato eleito tem de prestar conta... e nada de 4 em 4 anos, nossos problemas não surgem de forma esporádica, como esses que prometem nos representar!
Portanto, para cobrarmos, devemos também fazer nosso papel de fiscalizadores. Sem política a sociedade não funciona, e sem atenção ela se torna uma terra sem lei, prejudicando o maior interessado, você!
Fique atento as prospostas de seus próximos candidatos. e não se deixe levar por promessas milagrosas, político não é monarca e nem didator (ou ao menos não deve ser rsrs).