EXPERIÊNCIA E JUÍZO

Muitos confundem experiência com julgamento. Tem pessoas com conhecimento, mas sem sabedoria, e vice-versa. O que importa para os resultados justificarem a abordagem é a habilidade de avaliação, pensamento racional e sabedoria. É possível que a tendência que mais se correlacionava com o sucesso é a aproximação com a filosofia.

A maioria das pessoas acredita que a opinião dos especialistas com conhecimento e experiência em alguma área especializada é mais precisa, mais válida e mais correta do que o ponto de vista de pessoas comuns.

Existem muitas pessoas que se qualificaram intensamente e são bem-sucedidas. Também, inúmeras pessoas inteligentes e com bom senso, sem formação especializada ascendem em seus interesses.

Contudo há certa veneração por pessoas especializadas, cultas e experientes que são credenciadas como pessoas sábias, como os parlamentares, que geralmente têm qualidades únicas de conhecimento dos procedimentos do parlamento ou do congresso e de como a governança funciona, às vezes, combinadas com conhecimentos específicos de economia ou relações exteriores que são creditadas como portadores de sabedoria e habilitados de decisão de alta ordem. Entretanto, fora dos limites estreitos de seus saberes, não representam necessariamente um grupo seletivamente sapiente.

A escola ensina sobre aquilo que vamos enfrentar em nosso dia a dia. Contudo, nem tudo o que aprendemos na escola será útil e vantajoso para o futuro. A educação é adquirida pelos exemplos de casa. Da mesma forma, os talentos de berço, os dons concedidos por Deus, compõem a verdadeira ciência.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 02/09/2020
Reeditado em 02/09/2020
Código do texto: T7053228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.