Sobre perfeição e imperfeições

As pessoas gostam de ter àquelas aparentemente perfeitas como referência, inspiração, meta, como seus heróis e heroínas. Mas não se agradam de tê-las por perto, no convívio próximo. É esmagador e ofusca a busca delas próprias por perfeição. O alvo, para que assim o seja, precisa estar a uma distância adequada.

Por outro lado, os explicitamente imperfeitos também são vítimas do desejo de distanciamento dos outros em relação a eles. Quanto maiores as imperfeições expostas, menor é o desejo de proximidade. Talvez a repulsa seja gerada pelo fato de as imperfeições do outro lembrarem as próprias daqueles que as tentam esconder. Pelo medo de que o contato com estes acabe por revelar suas próprias falhas. Mantendo distância, é mais fácil manter a pose.

Assim, as pessoas preferem contatos próximos com aqueles que estejam - de acordo com suas próprias perspectivas - levemente abaixo deles. Dessa forma, não se sentirão ofuscadas nem mal acompanhadas. Terão companhias que contribuirão na rotineira tarefa de ostentar-se como alguém perfeito. Acreditarão ter falhas sempre inferiores àquelas daqueles com quem convivem e, portanto, saberão que estes não estarão aptos a julgá-las.

Talvez seja por isso que os relacionamentos se tornam cada vez mais superficiais e repletos de segundas intenções. Como ser profundo quando se vive com base em uma casca? Como ser verdadeiro quando já não se permite compartilhar as dores lá de dentro, pois acredita-se ser necessário esconder todas as fraquezas? Enquanto as imperfeições são certas, o medo de se expor é proporcional à insegurança sobre existir mesmo alguém capaz de aceitar você do jeito que é.

Comece dando o exemplo: aceite a si mesmo, do jeito que você é. Quem mais tem a ganhar com isso é você mesmo. Em seguida, aceite os outros, do jeito que eles são. Sem segundas intenções, sem comparação. Passe a enxergar os demais como companheiros, não como concorrentes. E, com sorte, vai descobrir em alguns deles verdadeiros amigos. Mas, não se engane, a mudança de perspectiva pode não ser tão rápida como você gostaria. Ainda assim, vale a pena, então não desanime!

Dancker
Enviado por Dancker em 22/08/2020
Reeditado em 22/08/2020
Código do texto: T7042943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.