QUANDO AS LETRAS CANTAM .

Para quem sabe ler um pingo é letra, mas quem ensina a ler um pingo é muito mais do que um sinal, é uma melodia que tem o poder de transformar o silêncio da ignorância na musica do conhecimento. Ouvindo as crianças lendo, uma por uma, durante o diagnóstico de leitura, pude experimentar a canção do aprendizado. Sei que pode parecer loucura, mas era como ouvir um som que de tão vivo e belo não sabemos definir ao certo. É como ouvir a chuva deitado na cama, ou como ouvir o sorriso de um bebê, ou ainda o canto de um passaro numa manhã ensolarada. Sons que nós fazem sentir vivos.

A cada criança que se sentava a minha frente eu percebia a originalidade de cada um. A voz silabando palavras, outras correndo, outras tranquilas, mas nenhuma delas indiferente.

Ouvindo trechos de Robson Cruzue, Harry Potter e As Caçadas de Pedinho, percebi o som da infancia, da aventura , da descoberta de um mundo desconhecido, e tudo repleto de uma música que jamais tinha ouvido antes. Eram como se as letras formassem sons, que se transformavam em palavras que por sua vez se transfiguravam num coral em louvor a vida.

Para quem sabe ler um pingo pode ser letra, mas para quem aprende a ensinar o pingo é uma nota musical que dá o tom para nossas vidas de educadores.

Kinhoblue
Enviado por Kinhoblue em 05/08/2020
Código do texto: T7026600
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.