A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO - viaconsci

Foi nos dado duas orelhas e uma boca, você já parou para pensar por que somos assim? É para ouvirmos mais e falarmos menos. Falarmos muito menos. De preferência, quando for falar, se dê ao trabalho e ao mínimo de esforço para falar bem. Não de falar bonito com palavras bonitas, mas falar bem do próximo. Dizer palavras de apoio e críticas construtivas para que as pessoas sejam melhores e se sintam melhores, não piores.

Este mundo está cheio de pessoas que gostam muito de falar, mas poucos se preocupam com o ouvir. Adoram falar da vida alheia, criticar a vida que o outro vive, invejar o que o outro possui, difamar, julgar, apontar os erros... pessoas que não são satisfeitas com o tipo de vida que tem, com o corpo que tem, com a família que tem, com o emprego que tem... e, por isto, acham que ninguém mais pode ser feliz do jeito que é, porque ela não é.

É muito fácil sair por aí expelindo “merda” pela boca, mas é muito difícil se colocar no lugar do outro e procurar fazer o que o outro fez ou faz para chegar onde chegou.

É muito fácil criticar, mas é difícil apontar o erro, mostrando uma alternativa para se consertar este erro.

É muito fácil julgar, mas é difícil entender que cada um tem a sua vida e tem o direito de vivê-la da forma que quiser.

Nas redes sociais, existem um monte de pessoas que falam, falam, falam, e não têm nada a dizer. Enrolam, copiam as frases uns dos outros, criticam, julgam, mas não param para pensar no que eles mesmos estão falando e repassando. Não param para pensar no quanto estão contribuindo por um mundo melhor e uma sociedade mais justa, agindo como marionetes e copiadores de conteúdo uns dos outros.

É por isto que o silêncio é tão importante. Na maioria das vezes, quem fala pouco e ouve mais, tem mais entendimento das coisas e consegue viver melhor a vida que lhe é imposta para ser vivida.

Silenciar e olhar para dentro de si é a chave para resolver quaisquer que sejam os seus problemas. Discussão não leva ninguém há lugar nenhum. Você não precisa concordar e aceitar nada, apenas ouça e deixe fluir. Você não precisa dizer se concorda ou não. Você não precisa dizer que é a favor ou é contra. Você não precisa ser do partido A ou do Partido B. Você não precisa se posicionar e ter aquela velha opinião formada sobre tudo, como dizia o mestre Raul Seixas.

Você precisa é de silenciar a sua mente e o seu coração para ouvir o que o seu EU verdadeiro tem para te dizer e te ensinar. Deixe que os outros falem, que critiquem, que julguem você por ser assim, a única pessoa que você precisa realmente agradar é você mesmo. Tudo é aprendizado.

Tente ser uma metamorfose ambulante e aprenda e absorva tudo o que puder e esqueça de ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Isto não importa! O que importa nesta vida é o quanto de conhecimento e entendimento que você acumula neste tempo finito que está aqui. Aprenda a ouvir, respeitar e entender que as pessoas têm todo o direito de ter opiniões contrárias às suas. Aprenda a ouvir tudo de todos, e, quando não tiver algo realmente interessante e útil para falar, silencie!

Gaste suas palavras e seus pensamentos com quem realmente valha a pena e que demonstra interesse em ouvi-las. A maioria das pessoas não querem saber o que você pensa, acredite.

“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela”. Albert Einstein.