Fim de semana
Dizem que quando estamos sós acabamos nos encontrando. Às vezes devemos passar um tempo a sós. Alguns dias são como se estivéssemos ao ar livre. Se pararmos para observar, veremos o sol se por, é como se nos dissesse que independente de como eu me recolho eu devo voltar mais brilhante no outro dia. Suas cores quando se perde no horizonte é um sinal que a noite vai chegar trazendo consigo suas estrelas que clareiam a penumbra da noite, nos dizendo que existem milhões de oportunidades de acreditar no impossível. O vento e o frio da madrugada nos mostra como obstáculos na qual se não estivermos preparados iremos passar por dificuldades. O nascer do sol é a vida se renovando trazendo consigo aprendizados que devemos levar e repassar. A mochila que carregamos, a gente leva o que precisamos na vida. O que nos aquece, o que nos alimenta, o que nos dá vida. Ela pode ir com um peso e retornar com outro. Ela volta com mais peso, mas o peso de suas conquistas, de vitórias, de aprendizados. Carregar não é seu fardo, seu fardo é perder o que a vida tem para nos mostrar. Independente da forma que queira que seja, tudo flui e segue seu ciclo natural. Os momentos são sempre únicos e não mais retornarão, porquanto já fluíram. Ou seja, os momentos não mais se repetirão, pelo menos não da mesma forma, pois serão diferentes uns dos outros. Daí a necessidade de vivermos intensamente cada segundo da existência, pois não viveremos mais da mesma forma aquele instante que passou e naturalmente seguiu seu fluxo. As vezes devemos caminhar só, mas muitas pessoas passam pela nossa vida. Gente que cruza nosso caminho trazendo suas sabedorias, compartilhando conosco suas próprias vivências.
Aproveitar os momentos, portanto, equivale a dedicar atenção especial àqueles que estão ao nosso lado em determinadas circunstâncias. Passar um tempo tanto sozinho quanto com pessoas damos o devido valor ao momento. Nos mostra o quanto devemos ser pacientes, pois as vezes acreditamos que a vida fosse um intenso correr, correr e fazer as coisas da forma mais rápida possível, para depois fazer mais coisas e mais coisas.
Uma pena esquecermos de que a existência na Terra é curta, apenas um sopro que passa rapidamente, uma simples brisa na noite da eternidade. Quando percebemos, pronto, acabou-se o que era doce. E fica a saudade e o gostinho de que faltou alguma coisa. Talvez tempo, talvez um pouco mais de amor e dedicação ao próximo mais próximo. Estamos aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Somos tudo isso hoje. E o amanhã sempre poderemos nos reinventar, reinventamos porque a vida pede um pouco mais de nós.
Quando alguém diz: “Não há mais o que ver”, saiba que não é assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. Está em um ambiente que não estamos acostumados , nos deixa humildes. É uma sensação extraordinária. Você cresce mentalmente, e se torna uma pessoa diferente. Ficar nas montanhas sozinho ou com os amigos, curtir o momento. experimentar a natureza de outra forma e explorar o terreno que você nunca veria, e obvialmente, ver lugares que as pessoas nunca verão, de uma forma que nunca verão. É uma sensação empolgante acordar de manhã e não saber o que faremos no dia, e permitir que a mãe natureza tome esta decisão por nós. É um privilégio poder entrar em contato com a natureza. E não só olhar, mas vivenciar. Devemos viver a vida agora, para depois não ser tarde. Continuar descobrindo coisas novas, objetivos, e esperar meio que continuar encontrando coisas novas que nos motivem quando formos mais velho. Ao tentar algo novo, você aprende muito sobre si mesmo. Não devemos esperar as condições perfeitas. Acho que é uma bela escola da vida. Te faz crescer. Se levar uma pancada, levante-se de novo, e não vamos reclamar. Também escolhemos fazer isso. Tem coisas que nos inspiram a sonhar e fazer algo melhor. Acho que o importante é continuar se desenvolvendo o que quer que você faça na vida, se tiver que fazer a mesma coisa. Ao menos é assim comigo. Se fizer a mesma coisa o tempo todo, acabará com sua curiosidade na vida, e perderá aquela gana que torna as coisas boas.
Você nunca planejaria passar a vida toda perseguindo os elemetos, vendo mudanças do céu, a ondulação da vida. O mundo inteiro está a sua disposição. Saia em busca de uma onda, uma descida, ou o momento perfeito. Mas, tenha certeza que quando você experimenta a alegria, o que este estilo de vida traz, você será atraído sempre pelo mundo natural. Como um imã, na esperança de que nunca acabe. Está nas montanhas, ou lago, mar, oceano, não é somente ver a natureza, mas ser um só com a natureza. É um sentimento incrível, não tem como explicar. É uma igreja na qual vivemos, que não foi feita por humanos. Dá para sentir tudo dentro dela, os sentimentos são incríveis. Viver a vida é incrível. Só basta está de olhos bem abertos para enxergar o inacreditável. O ser humano é portador de uma destinação sublime. Somos os criadores de nossa história. Donos absolutos de nossas escolhas. E únicos responsáveis pelas consequências. Viva a vida sempre ao extremo. Ame ao extremo. Seja sempre intenso. O maior obstáculo da vida é não ter tido tempo de viver. Namastê!!!
Hagildo Dias