Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A frustração é a sombra das expectativas

Frustração, resumidamente, é um estado emocional que ocorre quando um desejo ou uma necessidade não são realizados. Sua dimensão está relacionada ao tamanho das expectativas: quanto mais empenho se investe para que algo aconteça, mais frustrado se sente quando as “coisas” não saem como planejado. Não dá para ter tudo que a gente quer, assim como nem tudo dá certo. Há pessoas que tem dificuldades em lidar com a sensação de impotência que a frustração traz. Não aprenderemos como lidar com as adversidades enquanto estivermos seguros ou confortáveis nas experiências que já conhecemos, pois ficamos imersos por falsas realizações e nos apegamos ao conforto de não se meter em situações adversas.

Quando a pessoa se frustra, foge da situação que levou a isso. Ignora seus sentimentos, desistindo do que queria, consequentemente, começa a evitar situações parecidas no futuro por medo de se frustrar novamente. Tendem a compensar suas frustrações com outras “coisas”, podendo se transformar em comportamentos danosos a mente e corpo, abrindo espaço para a frustração dominar sua vida até que fique sem nenhum poder de ação. O que não pode é ficar parado, sem voz, sem força, com medo de tentar novamente, de arriscar, de projetar sonhos e realizar cada ação para alcançá-los. Então o que fazer? Autoconhecimento, refletir e compreender como foi possível as frustrações, como reagimos, nos permite determinar quais delas podem ser modificadas, em vez de nos deixarmos dominados por sentimentos derrotistas. Permita-se mudar de direção, isso contribui para que possamos encontrar novas formas de gerenciar as emoções.
Akilles
Enviado por Akilles em 08/07/2020
Reeditado em 11/07/2020
Código do texto: T6999766
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Akilles
Blumenau - Santa Catarina - Brasil, 41 anos
85 textos (3630 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/08/20 12:12)
Akilles