Tentando entender...

Peguei-me refletindo sobre o que é a saudade do passado. Se sabemos que vivemos tudo que havia para viver. Se cada passo foi fundamental para estarmos hoje aqui. Quando as ecolhas, ainda que difíceis, foram acertadas. E até mesmo os erros serviram para amadurecimento. Seria essa saudade, afinal, um desejo de viver tudo outra vez? E, se sim, por que seria isso mais atrativo do que as possibilidades que o presente traz? Tento entender se a saudade é na verdade uma vontade de refazer o passado, correndo o risco de resultar num presente completamente distinto. Seria, então, alguma insatisfação com o presente que me faz remoer o passado? Ou é o tempo que nos faz acreditar que antigamente tudo era mais fácil e feliz, que cria a nostalgia focando apenas nas partes boas? Ainda assim, não entendo bem o que pode ser essa saudade. Talvez eu tenha saudade do que não vivi ainda. Mas isso só posso construir no aqui e agora, e, quem sabe, amanhã ou depois eu alcance.

Dancker
Enviado por Dancker em 30/06/2020
Código do texto: T6991855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.