Pensamentos (aparentemente desconexos) sobre a segunda-feira*

Saí de casa hoje um pouco mais de 6 horas da manhã.

Já está demorando um pouco mais para clarear e ainda havia um denso paredão de nuvens sobre a linha do mar. O brilho do sol, ainda assim, era perceptível.

Ele ia avermelhando o céu lentamente e fazendo o mar cintilar fagulhas de purpurina prateada. Em perfeita sintonia, céu e mar estavam calados, plácidos, como solitários que se olham à distância platonicamente. Não havia pássaros no céu e nem barcos no mar. Os peixes deveriam estar repousando ainda neste tempo maluco que começa; uma confusão entre claro e escuro, dia e noite, junto e separado.

Outono.

Minha casa tem quintal e árvores e nossos bichos vivem soltos por ali. Nós, ainda que presos, também temos bastante liberdade. Nem parece que estamos dentro de casa às vezes.

Os cachorros não vieram se despedir de mim hoje cedinho. Estavam dormindo, afinal, não estava nem claro e nem escuro. Presume o cérebro menos racional (e o mais racional também) que não seria hora de levantar-se. Eu levantei porque é preciso. Acordei com sono.

Fiz um café forte, amargo, mas tomei com leite por causa do meu estômago sensível. Estava gostoso, potente. Fim de semana não precisa caprichar tanto no pó. Devemos conviver em harmonia com a preguicinha do domingo durante todo o dia.

Quando fiz a grande curva à direita e subi o viaduto, uma revoada de pássaros nem grandes e nem pequenos passou por cima de mim. O avião da GOL ia em direção à Navegantes, uma moto me ultrapassava pela direita e o carro atrás de mim aproximou-se perigosamente do meu para-choques porque deixei a velocidade do carro cair a quase 30 km/h.

Um pequeno descuido por tentar olhar para tantas coisas em um espaço de tempo tão pequeno.

Segunda-feira. As engrenagens do mundo recomeçam a se mexer, mesmo contra todas as recomendações. Somos instrumentos desta realidade.

Que lições aprenderemos até que chegue o inverno?

Jefferson Farias

*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/03/30/pensamentos-aparentemente-desconexos-sobre-a-segunda-feira/