AMOR BLINDADO
Entrar em um relacionamento não é nada fácil, seja de namoro, parentesco ou até mesmo um simples coleguismo. Uma coisa é certa: por mais que as relações pareçam simples, na teoria, estamos enfrentando uma geração que cada vez mais inverte (e complica) os valores morais desta prática tão comum em sociedade. Dessarte, os relacionamentos de namoro estão cada vez mais pobres em espírito e em comunhão; voltaram-se para a carnalidade e satisfações pessoais (muito confundidas com o conceito de amor próprio). O que é preciso fazer para que um casal cristão possa sobreviver às enxurradas de práticas viciosas e contemplem um matrimônio puro e voltado ao Reino de Deus?
Antes de mais nada, é preciso compreender a sua posição e, por consequência, conduta na esfera de serventia ao Reino de Deus. Em 1 Tessalonicenses 4:4-8, vemos uma declaração explícita de como a vida cristã deve ser direcionada à santidade e não mais para a impureza. Desse modo, é compreensível dizer que todo crente em Deus precisa de “alimentos puros” em suas rotinas; o verso deixa explícito que devemos nos abster de toda prostituição (1 Coríntios 6:18; Gálatas 5:19-21).
Assim, os cônjuges devem adotar um fluxo que, sim, está em conformidade com os ensinamentos de Cristo.
1. Espiritual: Aqui, o casal expõe todos os seus propósitos e buscam estabelecer metas espirituais a serem seguidas e uma delas deve ser o crescimento de ambos em Deus. É considerado como um período onde os dois estão compreendendo as suas disparidades doutrinarias. É essencial que o casal insira Deus a partir de então em todas as suas próximas decisões, sejam espirituais ou não.
2. Emocional: Conhecidos os propósitos e alinhados no conhecimento de Cristo, ambos iniciam uma intensa fase de conhecimento das raízes mais profundas de seu(a) parceiro(a). Nessa fase, o diálogo é imprescindível.
3. Físico: Aqui, são iniciadas todas as atividades sexuais entre o casal, agora validadas por Deus conforme vemos em Gênesis 2:24. Qualquer uma delas realizadas antes do matrimônio, é considerado prostituição (Provérbios 23:27-28).
Além disso, existem outros pontos a serem praticados por cada um dos parceiros a fim de que o relacionamento passe por essa fase da maneira mais tranquila possível. São eles:
- Autoconhecimento
- Autoconfiança
- Pratique o positivismo
- Criem memórias juntos, criem vínculos sólidos!
- Estabeleçam limites. Antes de tudo, vocês são amigos!
- Confiem-se mutuamente!