MORALIDADE POLÍTICA VERSUS A ÉTICA

Há uma moralidade política. E ela não coincide necessariamente com a Ética. É por isso que, quando se torna necessário trair a Ética, não trai-la é trair a política. Isso justifica por que, em função do seu engajamento político, ele pode se esquecer de tudo: de que é pai, de que é mãe, de que é filho, de que é cidadão, de que é humano... Só não pode esquecer de que, antes de tudo, ele é um político.

A contingência ontológica de um político é muito mais suscetível e vulnerável do que a de um não político, pois seu compromisso com a política transcende seu compromisso com seu próprio eu. Ser honesto ou desonesto será sempre menos relevante do que estar em consonância com as circunstâncias que lhe permitirão perpetuar-se como político.

Um candidato jamais será o mesmo após eleito. Os fatores constitutivos do Ser são outros. Ele estará a mercê dos interesses de quem pode fazê-lo continuar ali.

Maikon Jekson, 02/07/2018

MAIKON JEKSON
Enviado por MAIKON JEKSON em 26/01/2020
Código do texto: T6850723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.