Sobre a rotina

Esse é um tópico que considero de extrema valia. A monotonia é inerente à vida humana. Portanto, por mais que tentemos evitá-la, não estamos imunes aos seus efeitos. Mesmo aquele que trabalha em lugares diferentes diariamente, não está isento da rotina de se levantar cotidianamente, escovar os dentes, tomar o café da manhã etc etc. A pergunta que me faço é: essa prática é necessariamente ruim? Acredito que não. A meu ver, é preciso entender duas coisas:

– Nosso cérebro ama novidade e, por conseguinte, está fadado a encarar situações rotineiras com maus olhos;

– Cansar-se é diametralmente diferente de desgastar-se. Qualquer coisa pode nos cansar (que é tirar um pouco de nossa energia), mas pouca coisa nos desgastará (que é roubar toda nossa força de viver).

Assim, a ideia de rotina está muito mais atrelada à qualidade do que a qualquer outro aspecto.

Poucos são as pessoas, de fato, que fazem o que realmente desejam, o que justifica, por exemplo, o imenso estresse oriundo do ambiente de trabalho no mundo. Tal esgotamento é dilacerante e incapacitante. Por essas e outras vê-se, frequentemente, um apelo às sextas-feiras como uma forma de amenizar essa situação.

Céline
Enviado por Céline em 25/01/2020
Código do texto: T6850247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.