mas, e se der errado?

Há pouco menos de uma semana, eu havia publicado meu primeiro pensamento, tratava-se de um texto sobre medo de não chegar ao topo. Hoje eu vim mostrar um paradigma meu, sobre o mesmo assunto, com um ponto de vista diferente, de certo, um paradigma diferente, também sobre medo, mas desta vez, medo de não "dar certo". Pretendo mostrar que pra tudo há uma solução, e por mais clichê que seja, no final tudo da certo, mesmo dando errado. Antes de prosseguir, gostaria de deixar bem claro aqui, que citarei SIM minha religião, meu Deus e os milagres que Ele já fez na minha vida, e você, acreditando ou não, se quiser, acompanhe minha linha de raciocínio:

A primeira vez que pensei que tudo daria errado foi quando minha família teve uma dívida de R$5.000,00 para pagar em uma semana. Tínhamos uma loja e comprávamos mercadorias, de acordo com a profissão do meu pai, eletricista, e na época, muitas pessoas estavam nos devendo tanto serviços quanto produtos que compravam, e, com clientes caloteiros, no fim das contas, quem devia era a loja. Impressionantemente, em 5 dias, meu pai conseguiu o dinheiro trabalhando até tarde da noite, e realizando os serviços e obras mais caros, que mais davam lucro. Pagamos a dívida.

Outra vez, eu estava em um retiro de carnaval, e no sábado à noite, ia tocar, no culto, uma banda da igreja, e com o novo álbum, todos esperávamos para ouvi-la, junto à pregação. Porém, na hora H, o inesperado aconteceu. Apagaram-se as luzes, simplesmente se apagaram. Como fariam um culto sem energia e sem som, com tudo escuro? A única saída era fazer o culto ao ar livre, com instrumentos acústicos, e adivinhe, estavam previstas pancadas de chuva na região, e mesmo assim, fizemos o culto. O derramamento do Espírito Santo naquela noite foi incrível, mais incrível ainda foi receber a notícia de que choveu sim, ao redor da cidade toda, mas ali, não caiu uma gota d'água sequer, e assim que acabou o culto, estávamos todos prontos pra dormir, cada um em seu quarto, começou a chover, e naquele mesmo instante eu me lembrei de que o próprio Jesus, pregava à multidões, e sem nenhum equipamento de som ou de luzes, isso Ele fazia, e sem esses recursos, foi O maior pregador da história, e então dormi com a plena certeza de que Ele cuidava de nós.

E a última história que vou contar (se fosse citar todas as vezes que Deus mostrou que estava cuidando de mim, daria num livro, mas minha autobiografia há de esperar o auge dos meus 30 anos) é de quando eu fui viajar com minhas amigas, era aniversário de uma delas. Na hora de ir, nós oramos. No decorrer desta viagem, nós, meninas, entramos em conflito com os garotos da nossa igreja, por mensagem, e o motivo eu nem me lembro o qual. Nos esquecemos daquilo, aproveitamos a viagem e, na hora de voltar embora, obviamente, oramos e novo. Ao longo da nossa oração, penso que Deus colocou o espírito de "compaixão" sobre nós, e mesmo tão irritadas e aborrecidas com nossos amigos, oramos muito a favor deles. Aquilo parecia um culto, dentro de um carro, numa noite extremamente chuvosa, o que me fez refletir muito em que não há lugar "adequado" para adorar a Deus. Todas orávamos, chorávamos e nos quebrantávamos, na presença do Espírito Santo. A menina que dirigia o carro também orava, assim como nós, e eu, no dia seguinte fiquei imaginando como seria possível, ela, tão focada na oração quanto nós, conseguia controlar aquele veículo, em meio à chuva que havia se passado naquela noite, só havia uma explicação: Jesus se fazia tão presente dentro daquele carro que não só tocou nossos corações por misericórdia, como também cuidou do volante e das mãos da que o dirigia, para que nenhum acidente nos acontecesse.

Ok, histórias contadas e agora vem, o que eu prefiro colocar como ênfase:

Em todas essas situações, eu tive medo do que poderia dar errado, temi que não conseguisse vencer tais problemas, mas no final Deus esteve comigo, e mesmo eu não tendo fé Ele me mostrou que o impossível Ele podia fazer, e que nas horas em que eu mais precisasse dEle, Ele também estaria ali, e isto me conforta de tal maneira, que resolvi publicar isso, para que mais pessoas se sentissem amadas e cuidadas por Ele.

"Mas, se no final tudo dará certo, como você me explica coisas do meu passado que deram errado?" Bem, algo que eu uso como exemplo, é o fato de, muitas vezes, meus pais não terem dado as coisas que eu queria se eu não fizesse por merecer. Quando eu era criança eu adorava brincar com minhas bonecas da Barbie, e uma vez eu pedi para minha avó que me desse uma muito cara. Ela me disse que eu teria que, por uma semana, ajudá-la a "lavar a louça" isso eu fiz, e ganhei a boneca. Todas as vezes que eu quis ou ainda queira sair, peço à minha mãe, e ela sempre me da uma condição, o que me leva a receber dinheiro pra ir aos lugares por mérito meu, por minha conquista, meu reconhecimento. Todos os retiros e acampamentos que eu já fui, eu paguei com dinheiro meu, com esforços meus, para que no fim, eu merecesse ter aquilo que desejava. O que isso tem a ver, é que a maioria dos meus amigos, nunca precisaram fazer nada para receberem o que queriam, ganhavam tudo que desejavam dos pais, sem esforço algum, e eu confesso que, antigamente, eu achava que isso dava errado pra mim, e vivia me perguntando por que eu teria que dar para receber, e só nos dias de hoje eu fui entender.

Hoje eu olho pra vida desses amigos, que tinham tudo de mão beijada, e a diferença e mentalidade entre a deles e a minha, é muito grande. As pessoas vivem me elogiando sobre minha maturidade com 14 anos, e eu agradeço, e tenho orgulho disso, porque eu precisei me esforçar, a minha vida toda, e hoje eu dou valor nas coisas que tenho, porque a maioria delas, eu conquistei, e com essa "dificuldade" em receber as coisas, conquistei também algo que, embora tenha demorado, hoje eu reconheço. Gratidão e orgulho, de nunca ter ganho as coisas simplesmente por querer, mas por fazer acontecer.

Outro exemplo, é que, quando os meus pais tinham a loja, em certo momento, precisaram fechá-la, e eu fiquei muito triste com isso, pois eu teria que me mudar de cidade e escola, e eu amava aquele lugar. Na época as coisas pareciam ter dado errado, mas hoje, com os amigos e amores que ganhei onde moro atualmente, eu fico extremamente grata por algo ter dado errado lá atrás. "As vezes é preciso dar um passo para trás para conseguir dar dois para frente"

Deus estará cuidando de tudo, para que no final tudo dê certo, e mesmo que não dê, que você consiga tirar alguma lição de vida, mesmo em meio ao sofrimento, basta VOCÊ olhar as coisas por este ângulo!