Envelhecer

Envelhecer: uma reflexão sobre experiência de vida e o desgaste físico/mental

Marcel Franco Lopes

Resumo: Ao longo dos anos é natural que amadureçamos com as experiências adquiridas e que sintamos o desgaste físico e, mais tardiamente, o mental, como decorrência do processo de envelhecimento. Mesmo assim, não precisamos aceitar que envelhecemos, pois, somos lembrados pelo que fazemos e não pela aparência física.

Ao longo dos anos, é natural que a maneira como percebemos o mundo se transforme, em um processo conhecido como amadurecimento. Mesmo assim, o ‘medo’ de envelhecer ainda é uma constante entre a população, uma vez que, em virtude das condições físicas e psicológicas, tornamo-nos ‘inválidos’ profissionalmente. Mesmo assim, não é necessário que aceitemos essa ideologia popular como uma “lei”.

Na prática, o processo de envelhecimento é a prova natural de que o bem de maior valor que o homem pode deixar para a posteridade são os seus atos. Quando se estuda na escola os eventos históricos, não relacionamos a importância dos seus personagens às aparências físicas, mas em o quanto e como eles foram importantes em seu próprio tempo, de que maneira eles contribuíram para suas gerações, o que chamamos de legado.

O medo que, há bastante tempo e, conforme o tempo passa, mais parece estar presente entre as gerações de envelhecer, está relacionado ao fato de se tornar “inútil” socialmente. Além do fato de sofrer com as ‘sequelas’ físicas e psicológicas herdadas do tempo.

Porém, se levarmos em consideração de como lembramos de nossos antepassados, mesmo aqueles a quem conhecemos indiretamente, não está relacionado à aparência física, mas à moral lapidada por sua educação e experiência de vida.

Portanto, com o passar dos anos, embora a “carroceria” se desgaste, nosso diamante adquire maior valor, uma vez que, é espelhado nele que ensinamos nossos descendentes sobre os valores e os passamos aquilo que fator externo algum pode transformar, o verdadeiro sentido de sua personalidade.