A GERAÇÃO DAS BÊNÇÃOS SELETIVAS
Com o passar dos anos, vejo o quanto mais ficamos exigentes com as coisas que nos cercam. Selecionamos a dedo o nosso novo celular de última geração com recursos que, muitas vezes, nem sabemos para que servem, ao certo. Planejamos nossas viagens como se estivéssemos de mudança. Escolhemos pessoas como se fossem produtos que devem atender aos nossos requisitos mínimos. Em meio a esse cenário, é certamente ousado dizer que estamos exigindo cada vez mais um Deus fornecedor de produtos do que de Paz de Esperança.
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.
Jeremias 29:11
Sempre estamos nos extremos entre achar que sempre merecemos algo melhor ou que, definitivamente, não merecíamos nada do que temos. Claro que é sempre bom buscar se evoluir e, com isso, se aproximar de Deus e sermos cada vez mais abençoados por Ele. No entanto, aqui reside um ponto importante: nós não merecíamos nada disso. A Graça de Deus nos provê toda essa evolução – tal valor tem sido distorcido de maneira tão gritante que esquecemos algo mais grandioso ainda: as melhores bênçãos de Deus são justamente aquelas que menos desejamos, na maioria dos casos. Elas refletem um novo paradigma para nossas vidas – onde todas as nossas estruturas necessitam serem reestruturadas.
O problema é que odiamos mudar! Sempre somos apanhados pela própria frustração de criarmos promessas que não fazem parte dos planos de Deus. E tendo esse modo de vida, centenas de bênçãos vão sendo desmerecidas por cada um de nós por, justamente, “não se enquadrarem” ao nosso estilo de vida desejado. Esquecemos, muitas vezes, que ter saúde, família, amigos e até mesmo um Deus são bênçãos mais que suficientes. As próprias provações, derrotas e lamentações, são, também, elementos essenciais para que novas bênção sejam adicionadas em nossas almas. Nesses momentos, nos aproximamos de nossos propósitos. A geração atual, acabou selecionando suas próprias bênçãos. Algumas, por meio do Amor de Deus, serão condizentes e acontecerão. Outras, não. É um pouco triste saber que o futuro dessas pessoas ficará restrito na aquisição de coisas que muitas vezes nem mesmo elas gostariam de ter – a mente humana é muito limitada. Nós realmente não sabemos o que queremos.
Não se engane, as melhores bênçãos são aquelas que nos transformam nossa essência, de fato! Ou seja, nem sempre é algo que será externalizado ao mundo e tampouco “cartão vip” para desfilarmos por aí. Ser abençoado por Deus está muito mais além do que ter o emprego do ano, uma conta bancária com vários dígitos e até mesmo um relacionamento amoroso bem-sucedido. Para que sejamos abençoados por Deus, é preciso que ouçamos a Sua voz e a Sua vontade. Assim, alcançamos novas etapas do amadurecimento espiritual.