SEGREDOS DE UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA
SEGREDOS DE UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA
1 - Exercite sempre a humildade, a caridade, a honestidade, a gratidão e a generosidade, essas virtudes, ao invés de apenas contribuírem com outrem, revertem-se poderosamente em benefício de si mesmo e o ascende à presença da energia superior. Nesse sentido escreveu “Lao Tsé”, “Pagai o mal com o bem, porque o bem é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa.”
2 - Respeite o seu próximo, qualquer pessoa é digna e merece ser feliz, nunca julgue, porque não se sabe as esquinas por que alguém já passou e a bagagem que traz de outras existências. Lado outro, nunca guarde ressentimento, mágoa, desamor, traumas, medo, já que, consoante “Shakespeare”, “ Guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que outra pessoa morra.”
3 - Viva com intensidade o presente, porque o passado não volta mais e o futuro ainda nem chegou, por outro lado o passado constitui apenas a raiz de onde se procede e não o cárcere no qual se deve ficar enclausurado, além do mais, deixe as coisas fluírem e relaxe, a vida dá muitas voltas e o improvável pode acontecer, pois, como escreveu “Epícuro”, “ Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades.”
4 - Tenha sempre foco no bem, na positividade, no amor e na justiça, não perca tempo com pessoas tóxicas e negativas, elas ainda não enxergam a luz de sua aura e não experimentaram o Paraíso em que você chegou. Dizia "Chico Xavier", "Se você tem qualquer mágoa remanescendo da véspera, comece o dia, à maneira do sol: esquecendo a sombra e brilhando de novo".
5 - Descubra seus talentos, coloque-os em prática, labore muito, mas só dedique tempo àquilo que lhe faça uma pessoa melhor. Lembre que uma maratona de 100 km só é impossível, antes de dar o primeiro passo.
6 - Procure sempre a excelência em tudo, agregue valor e energia a qualquer atividade em que se envolver, faça bem feito, você é responsável pela sua imagem e sua visibilidade.
7 - Trabalhe a seu favor, não nade contra a correnteza, valorize apenas quem e o que tenha conexão com seus mais nobres e íntimos interesses. “ Sêneca” afirmava: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.
8 - Reserve tempo só para você, seja para ler, meditar, rir, orar, correr, malhar ou mesmo para não fazer nada. De acordo com “Lennon”, “A vida é o que acontece, enquanto você está ocupado fazendo outros planos.”
9 - Seja seu melhor amigo, não se cobre demais, deixe o mundo fazer isso, apenas faça a sua parte, tudo ficará bem e dará certo. Como pregou “Confúcio”, “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.”
10 - Empodere-se, tenha orgulho de si mesmo, ame-se, aprecie a sua companhia, viva bem com seu tesouro interior, ilumine-se, seja luz a quem teve menos oportunidade do que você e dê a mão a quem estiver na escuridão. Afinal, como ensinou o Avatar “Sai Baba”, “Mãos que ajudam são mais santas do que lábios que oram.”
11 - Sempre que possível, se preciso faça o impossível, ajude o outro, doe-se, em especial atenção e apoio, ninguém é tão pobre que não tenha nada a dar e ninguém tão rico e sábio que não possa precisar de algo e nada tem a aprender. Aliás, como profetizou “Lao Tsé”, “ É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.”
12 - Tudo é aprendizado, derrotas, perdas, fracassos, partidas, despedidas, chegadas, tenha em mente que você está sendo moldado e limado para ser campeão. Como diz um provérbio chinês: “Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”
13 - Cultive uma mentalidade blindada a ponto de não se deslumbrar face à vaidade e ao ego, bem como não se sucumbir pelas críticas e opiniões dos outros, o que importa é o que você pensa de si mesmo.
14 - Cuide da natureza e do ecossistema, seja simples e natural, pois a beleza, como escreveu “Olavo Bilac”, gêmea da verdade, arte pura, inimiga do artifício, é a força e graça na simplicidade.
15 - Lute e esmere para atingir seu seus objetivos e ideais, tanto no campo material quanto espiritual, nunca os espere receber de mãos beijadas, porque, além de ser uma questão de meritocracia, segundo “Shakespeare”, deve-se se plantar o próprio jardim e decorar a própria alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
(Anailson,Uberlândia,outubro/2019).