Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete...

     Ontem, dia 15 de Outubro, por ser o 'Dia do Professor', interessei-me por um artigo aqui publicado, que propunha ensinar o leitor a não ser 'um idiota de direita'. Agradecendo a preocupação do autor para conosco, humildemente perguntei em qual dos dois lados; esquerda ou direita, ele se encaixava... "Uma pergunta prudente é metade da sabedoria", Já dizia o grande filósofo Francis Bacon.
     Mas hoje fui surpreendido com uma resposta muito contundente, porém evasiva. Na verdade foi  refletindo sobre  a assertiva do autor naquele seu artigo que humildemente eu lhe fiz aquela pergunta, só que  a resposta deferida ao meu questionamento veio em forma de uma outra pergunta, análoga àquela que eu lhe fizera, o que me levou  a duvidar daquelas suas tão contundentes afirmações...
     Então me veio à mente uma frase de Aristóteles, que para mim foi o maior discípulo de Platão;  "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete".
     Simples assim.
ERCalabar
Enviado por ERCalabar em 16/10/2019
Reeditado em 16/10/2019
Código do texto: T6771605
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ERCalabar
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
334 textos (7081 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/11/19 05:05)