DOME A SUA LÍNGUA
Muitas vezes nos sentimos ofendidos quando alguém fala algo que fere nossos interesses. É algo indignante ter seus princípios violados! Precisamos defende-los! E exatamente nesse ponto, se você não tiver cuidado, pode proferir coisas tão sujas e horríveis quanto seu “oponente”. Dentre todas as armas existentes no mundo, nossa língua, na maioria das vezes, é a causadora de grandes conflitos e desavenças entre casais, amigos e até mesmo nações.
Não é incrível quando combinamos os gestos com as palavras? De coisas bobas como um simples “bom dia” acompanhado de um sorriso. Ou quem sabe, quando ainda pequeninos, ouvir nossos professores ao nosso lado pegando em nossas mãos, nos incentivando com palavras de apoio, instrução e gratificação pelos nossos avanços. É reconfortante chegar em casa e ver seu cônjuge e recebe-lo com um abraço em meio a palavras amorosas. Por mais que nossas experiências não sejam baseadas apenas pela transmissão e recepção de códigos, é inegável que a arte da comunicação torna os momentos muito mais agradáveis. Daria um aperto de mão em você justamente agora!
Mas, nem toda mensagem tem seu lado doce. Muitas vezes, nós mesmos destruímos pessoas com simples dizeres ou até mesmo pela falta deles. Quantas vezes esperávamos reações das pessoas e somos surpreendidos de um modo totalmente contrário? Ficamos despedaçados. Imagine como Cristo se sente ao ser elogiado por pessoas, mas ao mesmo tempo renegado e humilhado por tantas outras? A péssima notícia é que essas duas pessoas estão presentes em cada um de nós. Você pode refutar e dizer, “mas eu nunca falei mal de Deus”, mas também nunca falou bem Dele quando a situação era propícia. Você sempre está presente nos cultos, nas atividades da igreja, mas mal move a língua para anunciar Deus ao mundo!
E o que dizer quando dizemos “que droga de vida! Eu quero morrer!” – acabamos de renegar os planos de Deus para nós. Por mais que Deus saiba lidar com essas situações, até porque as vivenciou aqui na terra, ainda há uma imensa tristeza. Portanto, a pessoa ao seu lado, não merecia, também, ouvir coisas do tipo vindas de sua boca. Somente o Criador tem o poder para nos julgar. Se não vai ajudar, não complique! Não se deixe levar pelas mensagens negativas, mas também saiba diferenciar às críticas destrutivas das construtivas.
Essa dura realidade ficará em torno de você até o fim dos tempos. A língua, infelizmente (ou felizmente), reflete nossa real essência e com ela comprovamos que somos seres pecaminosos que, se dependêssemos de méritos para sermos salvos por Deus, estaríamos condenados eternamente. Somente uma vida baseada em propósitos bíblicos e um ambiente cercado por pessoas que corroborem para isso, tornarão você uma pessoa com uma língua “calibrada”. Muitas vezes, se silenciar, é a melhor alternativa.