A VISÃO DO HOMEM

Até os dias de hoje, a afirmação de Galileu, divergente do pensamento imemorial adotado pela Igreja, de um universo centrado na Terra, o modelo geocêntrico do sistema solar deu origem a uma separação entre religião e ciência natural, com desarmonias que levaram até a condenação a morte, causa um impacto na crença original sobre a posição dos astros no universo.

Se ponderarmos sobre a opinião da antiguidade, especialmente os gregos, a respeito do posicionamento dos corpos celestiais é fácil entender, que, para os sentidos do observador parece que o nosso planeta é estacionário, dado que os outros objetos astrais se movem em ciclos previsíveis, dando a ideia aparente da Terra se situar no centro do universo. Por outro lado, essa convicção em explicações naturais foi o prelúdio do aparecimento da ciência.

Revendo a teologia, o pensamento clássico e a história científica, podemos sumarizar a narrativa dos séculos sobre a falibilidade da razão humana.

Contudo, o transcorrer do tempo aliado a observação zelosa e o experimento metódico realizam conclusões próximas da especulação e levam ao consenso mais prático que pode ser adotado como padrão.

A procura pelo conhecimento para alcançar a razão é longa e laboriosa. Às vezes, levando a um profundo mal-entendido e a recessão do pensamento, quando o melhor caminho é questionar a questão.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 23/08/2019
Código do texto: T6727240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.