Você se considera uma pessoa feliz?

Quantas vezes nos deparamos com perguntas como "você é feliz"? É bastante comum observarmos que grande parte das pessoas demora um pouco para responder a essa pergunta aparentemente simples, enquanto outras tentam justificar a sua resposta, ao invés de simplesmente dizerem "sim" ou "não". Essa hesitação nada mais é do que um reflexo da maneira equivocada no que se refere ao modo como esse tipo de questão nos é apresentada. Na verdade, não existe ninguém "feliz" ou "triste" 24 horas por dia, 365 dias por ano, o que todos nós temos, de fato, são momentos de felicidade ou de tristeza. Nesse caso, o correto seria trocarmos o verbo "ser" pelo verbo "estar", visto que, no decorrer de um mesmo dia, nós experimentos variados tipos de sensações e sentimentos, o que não significa que somos "bipolares", mas sim o quanto podemos ser diretamente afetados pelos outros, ou seja, pelas coisas que escutamos e presenciamos. Por isso, precisamos buscar maneiras de evitar tudo aquilo que nos causa dor e desconforto, precisamos canalizar as nossas energias e nos focarmos naquilo que nos faz bem, que nos causa sensações de paz e de prazer. Se todos nós desenvolvêssemos mais o nosso autoconhecimento, poderíamos evitar muitas das frustrações com as quais nos deparamos no dia-a-dia. Precisamos identificar tudo aquilo que nos faz sorrir, que nos faz querer viver, pois a vida é muito bela para vivermos somente em função dos outros e das nossas tarefas diárias. Já passou da hora de descobrirmos o que desperta a nossa "felicidade"... Temos de parar com essa mania de deixar tudo para depois, até porque o amanhã pode nunca chegar... Lembre-se: a felicidade não está nas coisas que conquistamos, mas sim nas sensações que a nossa conquista é capaz de nos proporcionar, o que, de certa forma, vem ao encontro daquela frase tão clichê e, ao mesmo, tão assertiva de que a felicidade está em nós. E você, já sentiu feliz hoje?