A PERCEPÇÃO E O MUNDO

A cognição e a contemplação que conformam o pensamento levando-o à imaginação amplia o real em direção ao ideal, postulando uma estrutura moral do que é modelo baseando-se na consciência e nos significados da natureza da vida interior transcendendo a realidade para visualizar alternativas exigindo uma capacidade para manter a incerteza, indo além da limitação da experiência humana compreendendo a característica distintiva principal da mente do homem através da habilidade criativa de contar e entender histórias.

Assim, o rico território da história do mundo foi formulado, escrito e contado, desdobrando-se diferentemente em diferentes partes do mundo até hoje, numa narrativa sem previsão de término.

Todavia, estamos vivendo numa nova era de construção intelectual, onde uma nova história mais vigorosa e eficaz, por sua característica global, espontânea, vasta, instantânea e provocativa em tantos domínios, está sendo escrita sem se fixar em uma cultura ou em uma sociedade exclusiva, resumindo muito mais informações do que qualquer relato histórico de origem anterior.

O repasse da história convencionalmente conhecido transmite uma mensagem subliminar inferior ao limiar, feito por associação de ideias que descrevem a divisão e a concorrência humana em um nível tribal e fundamental, invés de promover uma história de humanidade, nos condicionando a ignorar os erros passados e a repetir os horrores históricos.

Devemos, guiados pelo preceito da honestidade, considerando a infância da humanidade desde a era Paleolítica, com as descobertas da fabricação e uso de ferramentas de pedra esculpida, a necessidade de predação, o nomadismo e o surgimento das primeiras manifestações artísticas, seguindo cronologicamente através do período mesolítico, uma fenda temporal com poucos vestígios arqueológicos recuperados que contribuam para a comprovação de sua existência, até a idade Neolítica com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, prosseguindo além das fronteiras da disciplina da história, falar sobre como os seres humanos evoluíram, numa plausível descrição do aparecimento da Terra e o desenvolvimento humano abrangendo a geologia, a astronomia e a biologia, destacando as duas maiores ideias hipotéticas sobre o surgimento do universo e da vida, as teorias criacionista e evolucionista, respectivamente, recontando a história da humanidade, ao mesmo tempo, em que criamos uma história global.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 11/07/2019
Reeditado em 06/08/2023
Código do texto: T6693410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.