ARBÍTRIO
Em nossa irracionalidade, interagindo num mundo caótico de evidências ambíguas e objetivos contenciosos, muitas vezes, quando a pergunta é difícil e uma solução inventiva não está disponível, desatentamente, escolhemos informações pouco confiáveis ou irrelevantes substituindo a demanda mais difícil pela mais fácil. Somente ocasionalmente, e, apenas sob imposição, avaliamos o dilema cuidadosamente.
O processo decisório requer deliberações avaliativas com uma abordagem disciplinada e complexa ancorada em informações extensas e intricadas, além de uma aproximação estratégica que não negligencie a centralidade dos principais problemas a serem abordados.
Problemas de difícil compreensão geralmente têm origens essenciais parecidas e soluções semelhantes, e podem causar um impacto adverso generalizado. Contudo, a complexidade dos problemas que confrontamos podem ser reduzidas com visões mais amplas visualizando a questão como um cenário e clareza sobre o propósito do método.
Entretanto, é essencial para a resolução de problemas difíceis, avaliarmos minuciosamente a distinção do significado entre o complicado e o complexo, que requerem soluções diferentes. Por que, o complicado pode ser resolvido com técnicas e procedimentos. Todavia, quanto ao problema complexo, as incógnitas e os fatores inter-relacionados para reduzir as regras e processos, e a espontaneidade em padronizar o pensamento complicado, dificultam a solução para as questões complexas. Quando, o procedimento a ser tomado é conscientemente gerenciar a complexidade, reconhecendo a natureza do conjunto das questões sem centralizar em meramente resolver, usando um plano funcional de empenho, aprendizado e adaptação, e desenvolvendo uma mentalidade de complexidade paralela para assimilar a obscuridade do núcleo do problema. E isso pode mudar sua vida para sempre.
Quando a nossa mente é desafiada por um domínio desconhecido, busca em sua memória o sentido para esse ânimo, almejando a realização do surgimento de um sentimento de amor, de prazer ou de pura curiosidade para alcançar a criatividade.