CRÔNICA DE UM CASAMENTO

Talvez o texto de hoje pareça mais uma espécie de confissão do que um pensamento, aliás, acho que lá no fundo, todos nossos pensamentos são confissões. Enfim, queria começar refletindo sobre algo que de certa forma anda me deixando angustiado. Eu namoro há cinco anos, minha namorada é uma pessoa muito boa, prestativa, atenciosa, linda, amigável e doce. Ela tem 27 e eu também. Ela foi formada dentro de uma família protestante, já eu, dentro de uma família que se dizia católica, mas que na verdade, nunca deu muita atenção para as práticas religiosas.

O fato é que chega uma determinada etapa em nossa vida que a gente começa a se preocupar mais com a materialidade, com a nossa própria existência. Quando você é mais jovem, o dinheiro possui outro significado, não há tantas preocupações com emprego por exemplo. Hoje, em todo canto e em todo lugar as pessoas estão falando sobre desemprego, dificuldade de arrumar algum trabalho, etc. Eu concordo, porque olhando para a realidade as coisas estão bem difíceis mesmo, não apenas no Brasil, mas no mundo.

Apesar desse texto não refletir sobre isso em específico, avalio que tem muita conexão com o que vou dizer agora:EU NÃO PENSO EM CASAMENTO. Ponto final. Semana passada fui a um casamento com minha namorada, coisa mais chata não há no universo. Contudo, fui mais para agradar a minha namorada, eu mesmo não gosto de casamento, e também não passa pela minha cabeça essa ideia de casamento, apesar das pessoas ficarem perguntando quando irei casar, tendo em vista o tempo de namoro que tenho.

Minha namorada possui um pensamento mais tradicional do que o meu, sexo para ela, só após o casamento. Eu confesso a vocês que isso não me irrita, frustra ou me deixa chateado, eu apenas respeito à decisão. Acontece que eu estou achando meu namoro muito monótono, são cinco anos de monotonia e eu me acostumei, aquela paixão inicial, eu já não tenho e também nem quero fazer sexo com minha namorada porque isso seria um pretexto para casamento, algo que eu não quero pra mim.

Não quero casar porque isso implica em materialidade, mudar o estilo de vida, assumir responsabilidades. Hoje eu não tenho nada, dinheiro, casa, etc, não tenho como manter uma materialidade digna de conforto. O casamento exige isso,e eu não quero correr atrás de uma coisa que eu não tenho a mínima vontade de fazer apenas por uma pressão. Por outro lado, me sinto triste porque eu sei que a maioria das mulheres pensam em casamento, apesar de que atualmente esse pensamento tenha mudado e muitas mulheres também não pensam em casamento. Mas, de toda forma, me preocupo com minha namorada, às vezes penso em terminar por achar que de fato eu não sou o perfil de namorado para ela – aquele típico dono de casa, que trabalha para manter a esposa em casa -, eu quero sossego para a minha vida, paz e tranquilidade, porque preciso trocar isso por um casamento?

Poucos casamentos eu conheço e deram certo, e os que estão dando certo, são porque o casal possui uma boa condição de vida – pelo menos no nível da aparência isso funciona -. E outra, eu não me considero esse cara apto ao casamento, a construir família, e tudo mais, porque o mundo não é um local bacana para você ter uma família. O mundo está em crise, vivemos em um cenário caótico, não quero ser responsável por colocar alguém em um mundo como esse.

Sou um tanto que pessimista em relação ao futuro, não enxergo muita clareza, isso me deixa um pouco triste, mas lutamos com as condições que temos, não podemos ser idealistas em demasia.

Quaresmo
Enviado por Quaresmo em 21/05/2019
Código do texto: T6653106
Classificação de conteúdo: seguro