A vida é um sopro

Já parou para pensar em quantos detalhes deixamos de agradecer? Sempre estamos correndo e percorrendo caminhos, que muita das vezes não nos atentamos aos detalhes, aqueles pequenos detalhes que compõem também nossos caminhos. Nossa vida é tão corrida, sempre estamos em busca de alcançar objetivos, cumprir metas, conquistar. E o que vem em minha mente neste instante é aquela velha frase: "a vida é um sopro!" Pois é, no decorrer da minha caminhada, da minha existência e vivência constato quantos momentos deixei de apreciar e valorizar por sempre estar em busca de algo, isto é de todo algo ruim? Creio que não, pois esta busca me fez chegar onde cheguei, me fez conquistar o que conquistei e sendo honesta, eu agradeço. Sempre digo que o ser humano está em constante transformação, quem eu era antes já não sou mais, a cada dia que passa busco ser uma versão melhor da anterior e com certeza amanhã estarei tentando aprimorar mais. Mas entre vitórias e derrotas hoje procuro aproveitar, mesmo que por pouco tempo, minha estadia em minhas batalhas diárias, o objetivo, é lógico, quero atingir, o resultado final é o que quero obter, vitória. Mas nesse meio tempo tenho buscado apreciar mais os detalhes que compõem. Venho aprendendo a perdoar mais, a não guardar e a me livrar de mágoas passadas e com muito orgulho digo que já me libertei de muitas que me aprisionavam. E sobre mágoas tem uma frase que adoro utilizar, pois ela se encaixa perfeitamente: "guardar mágoa ou rancor de alguém, é como tomar um copo de veneno, esperando que o outro morra." Percebi que quando guardamos estes sentimentos ruins dentro de nós, eles acabam ocupando espaço e este poderia ser usado para armazenar tantos sentimentos e tantas coisas boas, mas se fosse só ocupação de espaço, já seria algo ruim, mas pior ainda é que estes sentimentos ruins normalmente tendem a contaminar os bons e vendar nossos olhos e isso é tão prejudicial para a nossa saúde mental e emocional e não percebemos que isso vai nos adoecendo, pouco a pouco até que sobre apenas todo o lixo. Quando digo sobre mágoa e veneno é que quando guardamos não enxergamos que enquanto nos lamentamos, sentimos raiva, ódio a outra pessoa está levando a vida dela, não sabemos o que se passa dentro do outro então devemos cuidar de nós, do nosso coração, da nossa mente. Deixe ser preenchido por coisas boas, deixe-se transbordar, pois transbordar de sentimentos bons corre o risco de você contagiar as pessoas ao seu redor e isso não é ótimo? Nós oferecemos aquilo que temos dentro de nós, se você tem uma mente e um coração saudável, preenchido com bons sentimentos você irá ver claramente que levará a vida mais leve. Existem e acontecem tantos problemas externos que não dependem só de nós para que aconteçam ou não, então porque não evitar problemas internos? Devemos nos atentar aos detalhes bons, positivos e produtivos. Se você acordou e aconteceu uma situação estressante, não deixe que isso acabe com o seu dia, se é algo que pode ser resolvido naquele momento, opa, ok, merece sua atenção ali, do contrário, pare, respire e reflita se realmente vale a pena perder ou estragar vinte e quatro horas, por conta de uma hora ou alguns minutos. Devemos procurar sempre ser gratos pelas coisas boas que nos acontecem, precisamos antes de tudo, reconhecer para depois ser grato. E coisas ruins podem ser que naquele momento você não entenda, não faça sentido o porquê daquilo, mas no tempo certo você entenderá e pode-se dizer que será grato, pode não ter acontecido da forma como desejava, mas verá que aconteceu da forma que precisava. Como eu disse lá em cima: "a vida é um sopro". Perdoe mais, ame mais, peça desculpas, ajude, valorize mais. Não deixe que seu ego, seu orgulho seja maior que você, que faça com que perca mais do que obtenha ganhos. Nosso ego as vezes é tão grande que temos a audácia de pensar que o mundo gira em torno de nós, que só nosso sentimento, desejos e vontades importam. E como a vida é um sopro, um momento estamos vivos e no segundo seguinte a luz que está a nossa frente pode se apagar. E aí eu te pergunto: sua vida, valeu a pena ser vivida da forma como viveu?

Marcela Prado
Enviado por Marcela Prado em 12/02/2019
Reeditado em 25/03/2019
Código do texto: T6573115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.