Enquanto aluno...

Há um bom tempo, li uma reportagem que trazia duas informações preocupantes: pesquisas indicam: mais da metade dos professores brasileiros não conhecem o básico das disciplinas que lecionam; e, na média, cada professor brasileiro lê, por ano, um livro.

*

Não sou professor; mas já fui aluno. E baseado na minha experiência de aluno digo: a maioria dos alunos não têm interesse em aprender o que os professores ensinam (e para ser sincero muitos professores não têm o que ensinar), e muitos professores desconhecem a própria matéria que supostamente estudaram.

*

Dentre os professores que eu tive em minha longa vida de aluno (mais de dez anos), conheci professores indiferentes às suas responsabilidades, outros, não poucos, embora dedicados, eram despreparados, destituídos da vocação para o exercício do magistério e pouco sabiam da matéria que ensinavam, e outros que martirizavam os alunos neles descarregando suas frustrações, e alguns outros, muito bons, dedicados, sabedores da matéria, pecavam por alguma falha de formação, o que não prejudicava as aulas, e um, apenas um, que, excelente, pessoa de talento e inteligentíssimo, conhecedor da matéria que lecionava, provido da vocação de ensinar, eu chamo de Professor, assim mesmo, com 'P' maiúsculo.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 07/02/2019
Código do texto: T6569037
Classificação de conteúdo: seguro