Protecionismo
Donald Trump apresentou propostas que, tudo indica, protecionistas, beneficiarão a economia americana, e a Esquerda reprova-o, e, agourenta, antevê um desastre na economia mundial.
A Esquerda sempre defendeu políticas contrárias ao capitalismo (livre-mercado), sempre demonizou as políticas de liberalização da economia, e sempre apoiou políticas de controle do comércio mundial, protecionistas. E bastou o Donald Trump propor políticas protecionistas, que a Esquerda se converteu na maior defensora do livre-mercado.
*
Donald Trump anuncia políticas econômicas protecionistas visando beneficiar a economia americana, e a imprensa já anuncia o apocalipse na economia mundial. Ora, os Estados Unidos são, se não o país que tem a mais liberal política econômica do mundo, um dos mais liberais. O Japão, a Europa, enfim, todos os países têm uma política econômica protecionista, se não em todos os setores da economia, naqueles em que não têm vantagem competitiva. O Brasil, para falar do nosso querido país, tem uma das economias mais protegidas, fechadas dentre os países democráticos.
Resumo da ópera: Todos os países defendem cada qual os seus próprios interesses econômicos e querem proibir os Estados Unidos de defenderem os interesses deles.
Escritos em 23 de janeiro de 2017.