FALSIDADE NA REFERÊNCIA
A maior parte dos problemas que atualmente enfrentamos se deve, à falta de conhecimento e compreensão em um nível ou outro.
Não é difícil imaginar uma futura era da verdade, beleza e justiça ou, uma época de muita incerteza e estranheza, quando a vida das pessoas no mundo desenvolvido deixar de ser uma luta pela subsistência e, em lugar disso, torna-se numa busca pelo sentido.
Atualmente, tudo o que aconteceu e muito do que não aconteceu é relatado. Nossa escolha está entre alternativas opostas, quando se trata não apenas, de descobrir informações ocultadas, mas dar sentido às informações prontamente disponíveis. Outrora, aplicávamos as nossas próprias medidas de credibilidade às histórias que líamos e ouvíamos, e podíamos confiar no provedor de informações. Hoje, frequentemente nem sabemos sobre o autor da informação nas narrativas falsas e enganosas.
A desinformação na era digital é uma condição social, que deve ser monitorada e ajustada constantemente, e gera situações nas quais os acontecimentos objetivos são menos influentes na formação da nossa opinião e afeta as notícias e as narrativas culturais. Demais, as pessoas buscam encontrar informações que sincronizem com as suas perspectivas, tornando-as vulneráveis a aceitar e agir de acordo com a desinformação onde a verdade é conectada por situações com circunstâncias contrafactuais que confundem as pessoas.
A ignorância, como sempre, continua a ser nosso maior inimigo. As pessoas devem se munir de conhecimento, para que se tornem membros produtivos da sociedade, cumpridores da lei, pagadores de impostos, e possam viver com esperança, dignidade e contribuir para o bem da sociedade.