Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Criar expectativas é quase certeza de frustração

Criar expectativas praticamente só leva a frustração. É simples: Nossa mente é treinada culturalmente e educativamente a ser positiva, a maioria de nós tende a acreditar que tudo vai dar certo.
E aí, nossas expectativas muitas vezes não estão ancoradas na realidade. Como diz o filósofo Cortella, muitas vezes temos delírios que chamamos de sonhos. É preciso usar da razão.
Criar expectativas normalmente nos leva a esperar mais das coisas do que o normal. E aí se esperamos algo e esse algo não vem como esperamos é frustrante.
E normalmente não vem. Por sermos otimistas em maioria e por normalmente "confiarmos no nosso taco", criamos expectativas irracionais e que não se concretizam.
E aí vem o que eu considero pior: Se precisamos de 50, mas esperamos ganhar 100 e no final ganhamos 75 ficamos tristes. Mesmo tendo mais do que precisamos, temos uma sensação de frustração por não ter chegado na expectativa.
É tipo Brasil X Tailândia no futebol. Pela Tailândia ter um futebol inexpressivo criamos a expectativa de uma goleada. E aí se no final o Brasil ganha de 2 X 0 parece pouco. Dá tristeza.
É praticamente impossível não criar expectativas, mas podemos minimiza-las ou tentar ser realistas ao cria-las. Poupa muito sofrimento desnecessário.
Jean Michel Araujo
Enviado por Jean Michel Araujo em 06/01/2019
Código do texto: T6544694
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jean Michel Araujo
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 31 anos
172 textos (18600 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/11/19 01:30)
Jean Michel Araujo