Sobre Saudade

Ouvi em algum lugar que...

Na cultura ocidental em que estamos submetidos, a palavra saudade tomou uma conotação equivocada. A ideia que se têm do sentimento saudade é de algo ruim, penoso, sofrido, doloroso. No entanto, o que de fato é ruim é não ter razões para sentir saudade, pois só se sente saudade de quem se ama, de quem se quer bem perto. Saudade é algo bom, pois “aquela falta” se remete a um alguém deveras importante.

Evidente que quando a falta é daquele que passou, a possibilidade do encontro já não é possível, mas ainda há possibilidades da lembrança, do agir sob a influência das marcas que existem pelo relacionamento outrora experimentado.

A cultura imediatista freneticamente conectada fez diminuir o tempo e o espaço entre idas e vindas de pessoas queridas, colocou a espera em segundo plano e a saudade como indiferença.

Muito antes pelo contrário, sentir saudade é privilégio de poucos, que amam o encontro, o abraço apertado, o cheiro daquele perfume ao se aproximar, o calor da pele macia ao tocar, daquele gesto e do mesmo olhar.

Saudade está para quem ama, assim como o pássaro está para voar. Todos os dias há uma despedida, mas também há de ter um encontrar.

Willian C. Martins

09/11/2018