LINGUAGEM E COGNIÇÃO
O que conforma o cérebro para apoiar e equilibrar a maestria da linguagem, uma propriedade da imaginação,que tanto afeta a mente quanto o sentimento,cujo limite é o próprio universo do conhecimento, contida em sua capacidade genética inata?
Se analisarmos atentamente a arquitetura das palavras e das frases, notaremos que não há um processo de repetição nelas, que, em princípio, nos diferenciaria de outros animais. Contudo, não é necessário ao idioma e denota sua limitação na quantidade de construções contendo um sentido completo, também, no contexto dos significados, apesar de ser uma fonte muito abundante de comunicação.
Talvez, devamos buscar demonstrar a influência que a cultura desempenha na estrutura da gramática, ou, somente olhar a linguagem como a propriedade do contexto cultural do idioma de um povo, uma nação, pois, a escrita, não é o único meio de comunicação ao nosso dispor, incluindo a música, o sorriso e a lágrima silenciosa, invés de buscar padrões para estabelecer as relações ou comparação entre termos da linguagem, que similar ao contexto estrutural de qualquer outro idioma, pode expressar o mesmo conteúdo, apesar das restrições culturais e convenções sociais, que podemos evidenciar nos conceitos da aprendizagem do nosso próprio idioma português, o que se torna óbvio quando dominamos vários idiomas expandindo nossa espiritualidade.
Podemos dizer que a aquisição de conhecimento de uma língua é um tesouro que nos acompanha no mapa da cultura, nos situando nas diferenças entre outras pessoas e lugares, desenvolvendo progressivamente nosso pensamento.