Série: A IGREJA GLORIOSA: UMA SÓ CARNE
UMA SÓ CARNE
Efésios 5.21-6.4
Introdução: Hoje, daremos sequencia ao nosso estudo baseado no Livro de Efésios: A IGREJA GLORIOSA, e estudaremos o capítulo cinco. Neste capítulo somos desafiados a sermos uma só carne em nosso âmbito familiar.
A Igreja Gloriosa de Jesus demonstra o amor de Deus no âmbito familiar. Os lares cristãos tem que ser uma demonstração do céu na terra. Este é o nosso desafio familiar.
O Tema de hoje é: UMA SÓ CARNE. E temos duas importantes lições a aprender hoje, para que o nosso lar viva a benção do Senhor, e se torne uma só carne, a saber:
1. CULTIVE O AMOR
“No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”. (1º João 4.18).
• Aprendemos a amar dentro de nossos lares, assim como a oração, o jejum a obediência a Palavra de Deus deve ser praticada em família. Lares que buscam a Deus são impactados com o Seu Amor. Pois, um coração cheio do amor de Deus não busca o poder humano, o reconhecimento do outro, ou o conselho do ímpio (Sl. 1.1). Mas, demonstra humildade e amor sendo SUBMISSO dentro do lar (v. 21);
• As famílias cristãs precisam ter como objetivo se tornar uma só carne (v. 31). Devemos AMAR os nossos familiares assim como amamos o nosso próprio corpo (v. 28). Precisamos, portanto, lançar fora todos os medos, culpas, e raízes de amarguras, enfim todo o lixo deve ser retirado. Para que tiremos dentro do nosso coração bons tesouros (Mt. 12.35): amor, alegria, lealdade, cumplicidade, etc. E todos os membros da família terão prazer de estarem juntos, e nossos filhos serão de fato criados segundo a instrução e o conselho do Senhor (6.4);
2. DEMONSTRE CUIDADO
“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. (Filipenses 2.4).
• Cuidar é demonstrar o amor em atitudes constantes e diárias, que demonstrem a Presença de Jesus em nós, e também o nosso amor por nossos familiares. Portanto, aprenda a investir e plantar boas sementes para que venhas colher a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em seu lar (Gl. 6.7). Quem demonstra cuidado INCONDICIONAL por sua família ama a si mesmo (v. 28);
• Todo o lar é abençoado quando o amor é cultivado e existe cuidado entre os familiares. Os filhos se sentem cuidados e amados quando o marido e a esposa vivem em harmonia (6.4). O bom relacionamento entre marido e mulher é primordial para que as outras relações familiares funcionem (V. 33). O RESPEITO nasce de um bom exemplo dos lideres do lar;
CONCLUSÃO: Precisamos experimentar a verdade bíblica de Efésios 5.31: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”.
Para que vivamos essa benção da unidade é necessário que cultivemos o amor em família e demonstremos o cuidado por cada um de nossos familiares. A família é benção do Senhor, portanto, cuide e ame a sua família.
E não seja negligente ao ensinar seus familiares a conhecerem ao Senhor. E o seu lar experimentará a bondade do Senhor, assim como os seus descendentes.