ESPERANÇA

Até que os cientistas consigam, num futuro incógnito, desbloquear os segredos do envelhecimento celular, que não sabemos se será possível, a certeza mais fundamental para nós, é a nossa mortalidade, uma verdade aterradora, inexorável e absoluta que envolve o fim do nosso tempo, nossa ignorância, nossa experiência e nossa consciência.

Embora não sejamos capazes de fazer previsões precisas, podemos pensar no desconhecido, pelo menos nominalmente, se não substantivamente, pois, aprendemos a viver com a incerteza fundamental, apesar da forte influência provocativa da ilusão da certeza religiosa em favor da negação de ideias concorrentes e a demonização daqueles que propagam a dúvida, a própria ausência de respostas cria a permanência das perguntas antigas.

Com a compreensão das doenças como resultado de ataques de organismos microscópicos, com o passar do tempo, foram identificados, caracterizados e derrotados, graças ao conjunto de conhecimentos especulativos da visão germinativa da doença que criou uma revolução transformando a medicina.

Quem sabe, com o avanço dos vários ramos da ciência dedicada à saúde e melhoria de vida, tenhamos no futuro, uma resposta definitiva a uma questão que foi debatida, com poucas informações, por centenas de anos, a cura das doenças.

Seguindo esse pensamento, é possível que o progresso da tecnologia e do conhecimento aplicado ao desvendamento da síntese da vida em um laboratório, a descoberta de um novo elemento, ou de um planeta de condições de suporte à vida semelhante as do nosso planeta, sejam possíveis, até mesmo o contato com extraterrestres.

As exaustivas pesquisas e estudos desenvolvidos na busca de entender e tratar doenças como o câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, e doenças parasitárias que são algumas das principais causas de morte no mundo de hoje, demonstra que não existe um princípio unificador que explica todas elas, além da complexidade do câncer, que não pode ser pensado simplesmente como substantivo, pois, não é apenas uma coisa que temos, mas, que fazemos.

Contudo, vivemos um momento emocionante em biologia e medicina, numa era de descobertas realistas e esperançosas, como o trabalho na terapia do câncer com células-tronco que trará muitos avanços na compreensão da doença e benefícios nas próximas décadas, de modo a podermos suportar além da doença e prolongar a vida.

Entretanto, devemos estar atentos às propagadas promessas falsas de dietas imunológicas, ervas naturais e as curas milagrosas em lugar do cuidado médico padrão.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 30/01/2018
Reeditado em 01/02/2018
Código do texto: T6240825
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.