ESPECULAÇÕES
É consternador o quanto a argumentação, é basicamente metodológica e técnica.
A consciência humana é uma artimanha de conjuração idealizada para nos iludir em pensar que estamos na presença de um mistério inexplicável. E o conspirador disto é uma seleção natural com o propósito de reforçar a autoconfiança humana e a importância própria, de modo a aumentar o valor que cada um de nós coloca por conta própria em nossa a vida e na dos outros, motivando a estagnação mental.
Um novo conjunto síncrono de metáforas descrevem a novas conquistas do homem na cultura da arte, da literatura e da ciência, nossas mentes, o universo e todas as coisas que conhecemos, nos trazendo ao momento de nos comovermos e nos reencantar, outra vez, com a vida assumindo o sítio do intelectualismo tradicional, buscando perguntas provocativas que inspiram respostas que não possamos prever, pondo de lado certas ideias para dar lugar a novas iniciativas, incentivando o pensamento de maneiras surpreendentes, embarcando numa nova aventura intelectual, tornando visíveis os significados mais profundos de nossas vidas, redefinindo quem e o que somos, pois, sistemas muito complexos, sejam organismos, cérebros, a biosfera ou o próprio universo, construídos pela concepção, evoluíram. Precisamos repensar crescer, progredir, sair da estagnação comodista, para inspirar ideias, conceitos e técnicas importantes, possivelmente revolucionárias, que um dia, talvez, torne possível a realidade aumentada e real.