Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PODERIA O CÉREBRO HUMANO ENTENDER-SE?

Desde o nascimento, nosso cérebro parece ter uma habilidade básica inerente e biologicamente determinada com um sentido elementar de aritmética.

Sendo a matemática baseada num pequeno conjunto de objetos básicos formados por uma soma de representações com um sentido numérico e uma intuição do espaço, um esquema inteligível de simulação e manipulação desenvolvido pela evolução humana, ser suficiente para nos entender?

Apesar da estrutura restrita de nosso sistema nervoso constranger os pensamentos que concebemos a adaptação do cérebro humano à estrutura do mundo físico capacita-o a construir novas representações mentais através das metáforas culturais, juntando velhas concepções em novas características, formando novos instrumentos matemáticos que acrescem o poder representacional do nosso cérebro que, por não ser um sistema formal de regras e símbolos, poderia, imagino, num momento propício e fortuito, com seus próprios recursos mentais buscar compreender o paradoxo cognitivo de entender as verdades que são inacessíveis à demonstração formal?

A natureza aborrece o vazio, e, talvez o relato de um conjunto de fenômenos suportado por observações detalhadas das manifestações mentais e o estudo do ser humano possa esclarecer a essência da verdade matemática.
J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 18/11/2017
Reeditado em 07/12/2017
Código do texto: T6175163
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
J Starkaiser
Orlando - Florida - Estados Unidos
1219 textos (28475 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 04:08)
J Starkaiser