PRECIOSIDADES
LEMBRANÇAS DE OUTRORA

Inauguração da Rádio Timbira, de São Bento do Sul. Em pé, da direita para a esquerda, estão: Montesuma G. de Carvalho, José Alves de Carvalho Filho, Aurélio Machado( Meu pai), Adalberto Kock, capitão Osmar Romão da Silva, Willy Bendlin, Bento Garcia, Udo Klitzke, Antônio Moreira de Souza e Pedro Martins. Sentadas, estão Alda G. Moeller e Nilda F. Klitzke.


A PRIMEIRA RÁDIO DA REGIÃO:  " RÁDIO TIMBIRA"
Em 2007, a professora Alda Moeller concedeu uma entrevista por telefone para a estudante Darci Rutstz, que elaborava a 
monografia “A Presença Feminina no Rádio da Região Norte de Santa Catarina”. Na oportunidade, Alda contou detalhes da Rádio Timbira em São Bento do Sul, idealizada e organizada em São Bento do Sul nos anos 40, no tempo em que a cidade  se chamava Serra Alta.
A Rádio Timbira, que funcionava como transmissora, foi idealizada e organizada pelo 
Capitão Osmar Romão da Silva, que na época era o prefeito de São Bento do Sul. A programação era diária, das 18h ou 19h até às 22h. A rádio era ouvida no centro e alguns bairros de São Bento.
Apresentava notícias em geral, mas tinha como maior audiência o noticiário social. Os ouvintes ofereciam músicas como forma de parabenizar aniversariantes.  Estes, ao se verem anunciados , costumavam mandar doces e brindes aos funcionários da rádio, em retribuição.
Faziam parte da equipe da Rádio Timbira as seguintes pessoas: o diretor Capitão Osmar Romão da Silva, Bento Garcia, Udo Klitzke, José Carvalho, Aurélio Machado, Adalberto Koch, Willy Bentlin, Montezuma de Carvalho. Como técnicos na transmissão trabalharam Antonio Siqueira e Pedro Santos.
A primeira locutora mulher convidada a participar foi a professora Alda Moeller, amiga da família do Capitão Osmar. Também participaram Nilda Faraco e Iracema de Oliveira, ambas jovens.
Segundo Alda, as reuniões de trabalho eram alegres e a equipe não se preocupava em receber remuneração. Haviam apenas as cotas que os moradores interessados pagavam como prova de apoio e incentivo.
Registrada como Serviço de Alto-Falantes, a Rádio Timbira marcou época em São Bento do Sul pela propagação de notícias locais e nacionais, contribuindo para a divulgação cultural da região. Ao encerrar suas atividades, os seus aparelhos, móveis e discoteca foram recolhidos em uma sala da Sociedade Bandeirantes.

Read Full Post »
Capitão Osmar Romão da Silva – Parte II
Posted in História e Genealogia, tagged Jornal O PlanaltoOsmar Romão da SilvaPrefeitos de São Bento do SulRádio Timbira on 02/04/2012| 1 Comment »
Leia aqui a primeira parte.
Em 1939, Osmar Romão da Silva, ainda tenente, frequentou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Política Militador do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, tendo se classificado em primeiro lugar. Após retornar, foi convocado pelo interventor Nereu Ramos para ser o seu ajudande de ordens no Palácio do Governo, e acabou se tornando inclusive seu amigo.
Apesar das suas atividades no governo, Osmar continuava lecionando no Curso de Sargentos da Força Pública e encontrava tempo para escrever e estudar. Em 1940 foi publicado pelo Departamento Nacional de Estatística uma monografia sua sobre Canoinhas. Em abril de 1942, lançou “Curso de Polícia”, obra com conhecimento profissional e técnico destinado a oficiais de polícia, delegados, advogados, bacharéis e militares. O livro obteve sucesso e reconhecimento nacional.
Em 12.03.1943 foi exonerado por Nereu Ramos e três dias depois nomeado delegado de polícia em São Bento do Sul. A vinda de Osmar para a cidade foi motivada por conta de uma tuberculose, e recomendava-se o clima de uma cidade serrana como São Bento. Nela, preparou trabalhos como “Unidade Geográfica do Brasil” e “Rotas Pioneiras de Santa Catarina”.