Deus

Estou dando aulas de Religião e, confesso que não é tarefa fácil. Mas estou indo… Estou mostrando aos alunos as principais religiões do mundo e conceitos comuns em cada uma delas. Muitos alunos perguntam qual a minha religião, uma vez que eles percebem que “defendo a todas”, o que não é bem verdade. Tento me manter imparcial ao tratar de assunto tão abrangente sem macular os valores que cada aluno traz de sua própria religião.

Uma aluna me perguntou hoje o que eu pensava de Deus. Perguntei o que ela pensava sobre Deus e ela me disse que Deus era Jesus, então ela imaginava Deus igual imaginava Jesus. Eu, a princípio não quis expôr minha visão pessoal; mas ela insistiu e, mesmo não querendo acabei por o fazer de uma maneira metafórica contando uma história que inventei na hora e compartilho aqui com vocês.

“Um pesquisador escreveu um livro sobre os resultados de uma pesquisa que ele fez: ele entrevistou mil pessoas e lhes perguntou como eles imaginavam que era Deus.

As respostas foram muitas. Segue algumas dessas possíveis respostas:

‘ – Para mim, Deus não tem forma, é como uma fumaça translúcida.’

‘ – Para mim, Deus é um velho de barbas longas, cabelos longos.’

‘ – Para mim, Deus se parece com Papai Noel.’

‘ – Para mim, Deus tem cabelos branquinhos e encaracolados e parece um anjo.’

‘ – Para mim, Deus é negro.

‘ – Para mim, Deus é uma mulher, semelhante à uma daquelas guerreiras gregas.’

‘ – Para mim, Deus é uma mulher gorda muito carinhosa.’

‘ – Para mim, Deus é gay.’

‘ – Para mim, Deus é aleijado, anda se arrastando pelas ruas.’

(…)

E assim, muitas e muitas respostas surgiram no mundo todo onde foi feita a pesquisa. E a conclusão do livro é impressionante. O autor diz que, para ele, todas as pessoas estão certas. Isso porque em todos os grandes livros sagrados teístas a mensagem é a mesma: Em João, 4; diz: “Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.”

Fim da história… A menina então me perguntou se eu pensava como o pesquisador e eu disse que sim, de uma certa maneira, pensava sim.

Nesse momento, agora que escrevo esse texto, não sei se respondi ou se confundi minha turma de alunos, mas mais que tudo, posso assegurar que é Ele em minha existência terrena.