VONTADE HUMANA

Ninguém sabe quantas pessoas já ponderaram sobre o sentido de ser humano. Tampouco, podemos reduzir o significado da vida em um ou dois parágrafos.

Se estamos genuinamente contentes com o que somos e fazemos, não deveríamos preocuparmo-nos com questões existenciais. Todavia, é impossível suprimir a curiosidade e inevitável buscar respostas.

Buscando evitar que os filhos cometam os mesmos erros que eles, sem perceberem que as crianças facilmente reconhecem e ficam constrangidas com as inconsistências dos pais, que procuram realizar-se através de seus filhos ditando o que devem fazer, aprender e ser quando adultos, não atentam aos maus exemplos que transmitem.

Estes pais, não consideram diferença entre um objetivo pré-definido, combinado às possíveis frustrações, e um modo de vida autonomamente escolhido e satisfatório, pois, ninguém deve fazer algo que não quer fazer para o resto de sua vida.

À proporção que nossas experiências variam e se multiplicam, mudamos nossa perspectiva e razões, e cada reação é um processo de aprendizagem significativo em nosso conhecimento.

De fato, conscientemente ou inconscientemente, no decorrer de nossa vida, temos, direta ou indiretamente, a escolha de nadar para um local seguro ou flutuar com a maré, influenciando nosso futuro.

Somos a soma total de nossas reações à experiência. Às vezes, por desventura , quando somos jovens, antecipando nossas decisões futuras, estabelecemos objetivos que exigem certas obrigações, nos ajustando às exigências de conceitos inválidos, procurando entender a meta, sem entendermo-nos. Não parece fazer sentido vivermos reajustando-nos às necessidades de um objetivo que a cada dia enxergamos de modo diferente. Portanto, não parece prudente o esforço de alcançar nossa realização em objetivos tangentes. Nada conseguiríamos além de uma neurose ambulante. Devemos buscar ser nós mesmos, procurando conformar nossos objetivos com a nossa individualidade!

A nossa hereditariedade e programação ambiental nos conformam com habilidades, desejos individuais e vontade de significar e satisfazer nossa existência moldando nossa identidade à nossa meta. Se retardamos nossas decisões, as circunstâncias ditarão nossas escolhas.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 26/03/2017
Reeditado em 26/03/2017
Código do texto: T5952517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.