Meu pensamento é um conflito interespacial
Há alguns meses comecei a me interessar muito por astrofísica.
Sim. Um interesse totalmente aleatório. Mas fato é que desde então tenho lido e assistido tanto sobre o assunto que não consigo mais passar um dia sequer sem refletir sobre alguns aspectos básicos da origem do universo.
Pra piorar, comecei a enxergar, FINALMENTE, uma ligação incrível entre ciência e religião.
Como todo pseudo-gênio generalista, construí minhas próprias convicções. Por exemplo: Hoje "sei" que as principais religiões estão erradas. Mas não virei um ateu, um cético. Pelo contrário, acredito sim em um ser super-hiper-mega grande e superior que provavelmente comanda tudo.
Não vou me aprofundar em questões religiosas. Não agora. Em outro post, talvez.
Estou escrevendo porque quero compartilhar e registrar um ponto de vista.
Até poucos meses atrás, eu não conseguia entender alguns conceitos, como o Zero Absoluto e o Infinito. Para ambos, hoje tenho explicações, e estas explicações, de uma certa forma, trouxeram um pouco de sossego para minha mente inquieta. Vamos lá.
O infinito:
Em um documentário na Netflix, apresentado por um cara super fodão chamado Neil de Grasse Tyson (Você conhece ele. Ele virou esse meme aqui do lado) consegui finalmente entender o a ideia de infinito. No documentário, o autor explica da seguinte forma:
"Imagine que não existe gravidade. Agora imagine você atirando uma flecha para frente, com uma força infinita. Só podem acontecer duas coisas: Ou a flecha vai continuar para frente eternamente, ou ela vai acertar em algo. Se ela acertar em algo, você pode subir nesse algo e atirar a flecha novamente, e novamente só terá duas opções. Ou ela vai eternamente para frente, ou ela vai bater em algo. Se ela bater em algo, você pode subir nesse algo..." Entendeu? Achei isso incrível! Uma coisa sempre está dentro da outra. Infinitas vezes.
O Zero Absoluto:
Bom, o infinito por si só explica o zero absoluto: não existe zero absoluto.
Eu sempre pensava. "Ok, Deus criou o universo e tudo mais. Mas quem criou Deus? Como era antes de Deus existir? Se Deus foi formado por algo ou alguém, como surgiu esse algo ou alguém?"
Uma coisa sempre está dentro da outra. E uma coisa sempre se transforma em outra. Não existe o zero absoluto. Não existe o nada. Tanto não existe que não conseguimos nem pensar em um exemplo dele.
Bônus: Uma teoria doentia, mas que me fascina.
Se você pode sempre ir para algo superior, conforme demonstra a teoria da flecha que citei acima, então o nosso planeta está dentro de uma galáxia, que está dentro de um universo, que está dentro.... etc. Como seria a aparência desse nível superior ao universo? Acho muito legal (e louco) pensar nisso.
Agora pense ao contrário. O infinito para dentro, e não para fora. Se você olhasse para sua mão com um microscópio pica das galáxias que ainda nem existe. O que você veria? Primeiro células, dentro da célula veria moléculas, dentro da molécula veria átomos...etc. e se você pudesse "entrar" em qualquer estrutura infinitas vezes. O que você veria?
Meu palpite: Veria o mesmo que se olhasse para fora do universo infinitas vezes. Visualmente igual. Mas não apenas isso. Não seria uma simples aparência estética, seria tudo igual. Por que? Porque seria a mesma coisa.
Um infinito dentro dele mesmo.
Sim. Eu acredito que se fossemos capazes de ir para fora do universo infinitas vezes, acabaríamos presos dentro de um espaço que na verdade pode ser minúsculo, dentro do campo da física quântica. Eu poderia ficar preso dentro de mim mesmo.
Você tem certeza que na verdade você não é apenas um glóbulo vermelho dentro da corrente sanguínea do seu gato?
Veja mais textos como esse em meu blog: meublogaleatorio.blogspot.com