REFLEXÕES SOBRE A PEDRA
REFLEXÕES SOBRE A PEDRA
“ Até as pedras se encontram, porque os atiradores de pedra não mudaram seu conceito. ”
“ Se até as pedras se encontram, imagine nós que temos coração. ”
“ Quando as pedras se encontram é muita emoção, muitas novidades, coisas do tempo da pedra... Felizmente não há muito choro, porque infelizmente seus corações são de pedra. ”
“ Depois de rolarem por milhões e milhões de anos a Pedra e o Pedregulho se encontraram. Ele, emocionado, confessou:
- Até que enfim, meu amor, agora posso parar, encontrei minha alma gêmea!
- Desculpe, falou a linda Pedra, infelizmente não posso dizer a mesma coisa. Acho que ainda não é meu tempo de criar limo. Ainda tenho muito que rolar. Você não faz o meu tipo! ”
“ Duas pedras se olharam e se amaram à primeira vista.
Dois milhões de anos depois, se olharam novamente e viram que já não nutriam o mesmo sentimento.
Como as coisas mudam de um dia para o outro. ”
“ É melhor ter os sentimentos quebrados por um coração de pedra. Do que ter a cara quebrada por uma pedrada de um coração sensível. ”
“ O único Eros que atinge um coração de pedra é o erosão. ”
“ A Pedra e o Pedregulho se cruzaram na curva da estrada, se olharam e passaram. A Pedra pensou firmemente:
- Conheço esse gato de algum lugar.
E o Pedregulho falando com seus botões (de pedra):
- Essa garota não me é estranha, mas bola pra frente, se tiver de ser minha a gente se encontra novamente. ”
“ Pedra que muito se muda acaba encontrando o Pedregulho da sua vida. ”
“ Por causa de uma Pedra no meio do caminho é que o Pedregulho desistiu de sua vida errante. ”
“ No tempo da pedra era de lascar. Era um tempo duro, muita gente ficou doida de pedra, muito coração endureceu. Mas, enfim, o homem com uma vontade de pedra e uma cara de pau infinita, arrancou da dureza do tempo aquilo que tornaria a vida mais fácil – a roda. E tudo ficou molim, molim! ”
“ O pobre Pedregulho estava só e esfarrapado na beira da estrada com a mão estendida pedindo ajuda a quem por ali passasse. Eis que uma Pedra Preciosa e seu séquito brilhante surge ao sol, ofuscando a vista do pobre esmolante.
- Uma esmola a um pobre que não tem nem onde se recostar!
- Achas que uma esmola poderá modificar tua vida? Tu és pedra e da pedra ao pó. Teu destino é se desconstruir. A pedra que hoje és é o melhor que poderás ser em toda a existência, é tua forma final. Ao contrário de mim que quanto mais me lapidam mais valorizada fico. Quanto mais lustrada, mais brilho e quanto mais brilho mais admiração atraio. É uma pena que o destino te seja tão cruel. Mas é assim mesmo, uns nascem pra brilhar enquanto outros findam.
O Pedregulho, assustado e surpreso diante de tanta arrogância, baixou a cabeça até o pó em profunda reverência e sem levantar os olhos e nem a voz, assim foi dizendo:
- Por favor, linda esmeralda, perdoe minha ignorância e ousadia. Mas não foi por audácia ou falta de consciência que a ti dirigi minha súplica. Bem sei da minha condição desgastante e erosiva, bem como da minha insignificante existência. O vento, o sol e a chuva têm me diminuído e muito em todos esses anos de estrada, mas te juro, nunca fui tão atingido por tamanha frieza advinda de um semelhante. Seriam precisas poucas passagens suas por aqui pra que eu me tornasse pó de vez. Mas de uma coisa pode ter certeza, no dia em que me tornar pó, a chuva, o sol e o vento me tornarão fértil e o que for plantado em mim terá vida novamente e o deserto se transformará em oásis. Ao contrário de ti que por mais que te moldes, te lapides, cada vez mais te gastarás e não aprenderás nada porque teu próprio brilho cega teu entendimento e teu amor próprio te negará, no dia em que virares pó, o prazer de ser útil dando vida a outras vidas. A tua forma final é a mesma de agora, inútil.
Tarcísio Rocha