VOLTANDO O OLHAR PARA DENTRO
Através do tempo o homem tenta entender a natureza da raiz da realidade, da existência e do conhecimento, sem lograr definições e, gerando pontos de vista e conceitos dispares suscitando mais questões.
No catecismo ensinam que o ser humano é uma alma racional habitando um corpo mortal. Portanto, tanto o espírito quanto o corpo precisam ser nutridos e complementados. Além do conhecimento da Bíblia, é preciso um equilíbrio balanceado pelo conhecimento histórico da antiguidade, para evitar apegarmo-nos ao otimismo racionalista ou o pessimismo fideísta, mas, encontrar o meio-termo entre estas tendências, uma teologia racional, pois fé e razão devem caminhar juntas em direção ao Pai, embora a fé vá mais longe.
Quando o homem se desprende das coisas materiais, e alcança o autoconhecimento, chega a um estado de unidade consigo mesmo em sua mente e vontade, ilumina o seu interior com a Luz da Verdade e percebe a Palavra, a Essência e a Vontade do Ser dos seres no seu interior, Yahweh, passando a entender as coisas naturais e o universo do fundamento da realidade, da existência e do conhecimento.