Pentecostes na vida pessoa e vida da Igreja.

Creio no Espírito Santo!

Dom de Jesus e do Pai: "...procede do Pai e do Filho, com a Pai e o Filho é adorado e é glorificado. Eis uma verdade do Símbolo ou crede Niceno-constantinopolitano.

Ele pairava sobre a boa e generosa criação quando o Pai Eterno tudo criou por amor com o dom precioso da Palavra. A Palavra viva e encarnada na História e Sacramento de Amor do Pai é Jesus, caminho, verdade e Vida.

O Espírito de Javé elaborava as leis (Torah), inspirava os escritos sapienciais e o profetismo bíblico, até o tempo de João Batista e Jesus ser batizado no Jordão - e sinalizou sua presença singular e puríssima na pomba: início da ação evangelizadora de Jesus e o anúncio do Reino de Deus entre os homens de seu tempo e para sempre!

E Jesus confirma que os verdadeiros adoradores do Pai o adoração em Espírito e em Verdade: em todo lugar e por todos os tempos - até a consumação dos tempos - na Parusia, a Trindade se revelará de modo mais claro e elevará todos que foram fieis a Deus para a eternidade.

O Espírito Santo inaugura a Igreja e a conduz mesmo em tempos de tempestades e perseguições, gerando virgens, pastores fieis, mártires, santos e santas para todos os tempos e adversidades.

____________

O Espírito Santo vos ensinará… (Lc 12,8-12)

Gosto muito de uma passagem do Antigo Testamento que define o Espírito de Deus como alguém encarregado de nos educar: “O Espírito Santo, educador das almas, fugirá da perfídia, afastar-se-á dos pensamentos insensatos…” (Sb 1,5.) De fato, temos no Espírito de Deus um “mestre interior” – o único que nos pode revelar o mistério divino que se encerra na pessoa de Jesus Cristo. Sem esse Mestre, a Palavra de Deus permanece como linguagem cifrada, impenetrável à lógica dos humanos.

Quando Jesus se preparava para entregar-se à Paixão e separar-se de seus discípulos, falou repetidamente do dom do Espírito Santo como um “revelador”, alguém que poderia devolver aos corações humanos o sentido perdido de sua existência e dos projetos de Deus.

Assim, em S. João, podemos ler: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis,, porque permanecerá convosco e estará em vós”. (Jo 14,16-17.)

Ou, logo a seguir: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14,26.) E reafirma, ainda, sua função pedagógica: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão”. (Jo 16,13.)

Desde Pentecostes, a Igreja percebeu que só poderia ser o “Corpo de Cristo” sendo habitada pelo Espírito Santo. O Vaticano II, na Constituição Lumen Gentium, reconhece a ação do Espírito na Igreja: “O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo (cf. 1Cor 3,16; 6,19). Neles ora e testemunha a adoção de filhos (cf. Gl 4,6; Rm 8,15-16.26). Conduz a Igreja a toda a verdade (cf. Jo 16,13). Unifica-a na comunhão e no ministério. Dota-a e dirige-a mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos. E adorna-a com seus frutos (cf. Ef 4,11-12; 1Cor 12,4; Gl 5,22).” (LG, 4.)

Pairando sobre as águas primordiais da Criação, ungindo os profetas da Primeira Aliança, gerando na Virgem Maria a natureza humana do Salvador, descendo sobre Jesus no Rio Jordão, inflamando os discípulos em Pentecostes – eis a presença universal do Espírito de Deus na história dos homens…

http://www.santuariodemaria.com.br/o-espirito-santo-vos-ensinara-lc-128-12

_________________

Pneumatologia - estudo do Espírito Santo - Promessa de Jesus à Igreja. Para Jürgen Moltmann

5.3 Pneumatologia - estudo do Espírito Santo - Promessa de Jesus à Igreja.

J B Pereira: a propósito de um subtítulo:

O PRIMADO DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA CRISTOCÊNTRICA A CAMINHO DO REINO DO PAI ETERNO

Moltmann lembra que a crise ecológica atual é conseqüência da

negação do Espírito em sua atuação no mundo. O ser humano se

tornou mecanicista, calculista e secularizado. É urgente resgatar a

dimensão cosmológica, em perspectiva pneumatológica.

O Espírito veicula o amor na comunidade trinitária e no mundo

criado. Por meio dele, todas as coisas estão inter-relacionadas. Isto

leva a pensar a criação a partir da comunhão ecológica mundial. O

Espírito é consciência aberta, e aponta para a criação, conservação

e renovação da criação.

___________________

Pentecostes - Sequência (Luz Bendita)

Espírito Santo

Ghislaine Cantini

exibições

5.130

Espírito de deus,

Enviai dos céus

Um raio de luz!

Vinde pai dos pobres

Daí aos corações

Vossos sete dons

Consolo que acalma

Hóspede da alma

Doce alívio vinde!

No labor descanso

Na aflição, remanso

No calor, aragem

Ao sujo lavai,

Ao seco regai,

Curai o doente.

Dobrai o que é duro,

Guiai no escuro,

O frio aquecei

Enchei luz bendita,

Chama que crepita

O íntimo de nós

Sem a luz que acode, nada o homem pode

Nenhum bem a nele

Daí a vossa igreja, que espera e deseja

Vossos sete dons

Daí em premio ao forte, uma santa morte

Alegria eterna

Amem, amém.

_____________________

Eu Navegarei

Canção Nova

exibições

500.286

Eu navegarei

No oceano do Espírito

E ali adorarei ao Deus do meu amor

Eu navegarei

No oceano do Espírito

E ali adorarei ao Deus do meu amor

Espírito, espírito

Que desce como fogo

Vem como em pentecostes

E encha-me de novo

Espírito, espírito

Que desce como fogo

Vem como em pentecostes

E encha-me de novo

Eu adorarei

Ao Deus da minha vida

Que me compreendeu sem nenhuma explicação

Eu adorarei

Ao Deus da minha vida

Que me compreendeu sem nenhuma explicação

Espírito, espírito

Que desce como fogo

Vem como em pentecostes, e encha-me de novo

Espírito, espírito

Que desce como fogo

Vem como em pentecostes, e encha-me de novo

Eu servirei

Ao meu Deus fiel

Ao meu Libertador, Aquele que venceu

Eu servirei

Ao meu Deus fiel

Ao meu Libertador, Aquele que venceu

J B Pereira e https://www.letras.mus.br/cancao-nova/169358/
Enviado por J B Pereira em 15/05/2016
Reeditado em 15/05/2016
Código do texto: T5636571
Classificação de conteúdo: seguro