YAHWEH NECESSÁRIO

A humanidade, vagueando sobre a realidade da existência e essência de ser, do universo e de Yahweh, se divide na concepção da existência do Criador encontrar-se entre a necessidade e a contingência. Pensam as partículas do universo feitas de matéria e forma, fisicamente e metafisicamente compostas e mutáveis até em seu lugar e movimento no espaço, e uma vez que se transformam são contingentes, mas, não necessários. Porém, Deus, como ser necessário, é imutável, pois não é matéria.

Embora o Bem e o Mau sejam conceitos absolutos e logicamente distintos, o universo ao qual pertencem é a totalidade real ou imaginada, o conjunto de objetos individuais, que não contêm em si mesmos a razão de sua existência, a não ser o significado externo que é um ser existente. Um ser que contém dentro de si a razão de sua própria existência, que não pode deixar de existir, sendo um ser necessário, cuja essência seria auto-contraditório negar.

Pois, sem a existência de Yahweh, o homem e sua história não teriam outro significado que o propósito que preferissem dar-se. Se não houver o Bem absoluto, não pode haver valores absolutos, dos quais a relatividade de sua valia resulte!

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 24/02/2016
Reeditado em 25/10/2016
Código do texto: T5553436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.