Somos todos Egoístas

Somos Todos Egoístas!

Talvez poucos já pararam para pensar os quão egoístas nós somos. Aliás, toda ação de nossa vida é egoísta. Para entender vamos as definições. Egoísta: Que ou pessoa que trata só dos seus interesses (Dicionário Aurélio). Aprofundando um pouco na definição, levamos em conta que nossos interesses são as melhores coisas que queremos. Pois bem, toda ação que tomamos em nossas vidas, todas as decisões, todas as escolhas nós fazemos pensando em nosso próprio bem. Sim! Nosso cérebro é treinado apenas para te defender, ou seja, escolher o que é melhor para você.

Vamos aos exemplos para ficar mais claro. Uma mãe que diz ao seu filho “ Leva um casaco! ”, diz isso porque o subconsciente provavelmente sabe que se o filho dela levar um casaco ele não ficará resfriado, se ele não ficar resfriado ela não terá que o ver doente e isso consequentemente não a deixará triste. Ou seja, a decisão de pedir que ele leve o casaco foi pensando nela. Mais alguns exemplos. Uma pessoa que escolhe por algum motivo tirar a própria vida, o subconsciente escolheu que aquela é a única forma de acabar com algum sofrimento ou outro sentimento que não faz bem para a própria pessoa. Tanto em casos extremos como em situações mais simples de nossas vidas, nosso cérebro tomará a decisão que for melhor para nós naquele momento. Um gestor que contrata ou que dispensa alguém, fará porque contratar, promover ou dispensar acredita que isso fará a empresa tomar um rumo melhor, e se a empresa tomar um rumo melhor ele também tomará um rumo melhor. Ou simplesmente dispensar alguém por essa pessoa se tratar de uma ameaça ao seu próprio cargo.

Se todo mundo pensa assim, muitos poderão pensar: “ Porque o mundo não entrou em uma constante de caos, já que todos escolhem o que é melhor para si? ”. A resposta para essa questão pode ser dividida em duas vertentes. Uma é o número de opções de escolhas que temos em nossa vida. No exemplo da pessoa que tira a própria vida, provavelmente foi a única escolha que o cérebro dele trouxe de melhor (por mais que seja trágica). Devemos abrir nossos leques de opções de escolhas para nossas vidas para que o nosso cérebro possa escolher melhores opções. Isso inclui ampliar networking, conhecer novos lugares, fazer novas amizades, sair da nossa zona de conforto (ás vezes nada confortável), expandir os horizontes, ler sobre novas ideias. Enfim, aumentar o número de informações em nossas mentes para gerar mais possibilidades de escolhas, tanto na vida pessoal quanto profissional. No ambiente de trabalho a possibilidade de ter mais escolhas para solucionar problemas diminuí a chance de realizar uma escolha prejudicial a equipe ou a si próprio. A outra vertente diz respeito sentir prazer no que faz bem os outros. Algumas pessoas se doam a fazer coisas que fazem bem para outras pessoas, tal como grupos religiosos, caridades e trabalhos voluntários. Essas pessoas fazem isso porque de alguma forma o cérebro delas acreditam que isso faz bem para elas. Eis então uma dica para nossa vida, aprenda a gostar do que faz bem a outras pessoas. Assim quando você o fizer, estará ajudando primeiramente a você mesmo e também outras pessoas.

Em suma, todos nós somos egoístas. Entendendo isso, se tivermos mais opções de escolhas em nossas vidas e se acreditarmos que o bem comum nos faz bem, com certeza nos transformaremos em ótimos egoístas para construir um ambiente melhor.

H Trevisanuto

Engº Agrônomo

Formação Clássica em PNL