Elogio: faz bem ou faz mal?
Até que ponto um elogio pode me prejudicar? Como algumas palavras repletas de boas intenções podem prejudicar a alguém?
Sim, o elogio pode sim me prejudicar, a partir do ponto que este comece a alimentar uma venenosa soberba, então, neste momento, o elogio paradoxalmente acaba sendo pior que certos tipos de críticas – estas também, tem seu lado bom e ruim.
Ora, quando sou frequentemente elogiado por algo, logo vem a mente que faço aquilo muito bem, conquanto, se não me policiar posso criar uma imagem de infalibilidade (o perfeito), com isso o sentimento de superioridade (soberba) pode me levar a ser um antropocêntrico, isto é, um ser que quer o mundo girando a todo momento em sua volta e quando isto não acontece batem em sua porta um “mix” de sentimentos: inveja, intrigas, sofrimento etc.
Inveja: a soberba causada pelo mal acolhimento de alguns elogios pode me causar inveja em determinadas situações. Pois se alguém tem mais sucesso que eu (o soberbo) em certos quesitos, logo vem aquele sentimento de inveja, e com ele, um sentimento interno que alimenta uma fantasiosa competição com todos que se sobressaem a mim.
Intrigas: ora, se sou infalível, logo não posso “perder” discussões, então, o que vale é ganhar a discussão não importando que para isso eu perca algumas amizades.
Sofrimento: pensando eu, ser o centro de tudo não vou aceitar fracassar em algo ou ser superado por alguém, como supracitado, logo vou sofrer em demasia para aceitar minhas derrotas.
Isto posto, me leva a refletir: como acolhi e vou colher os elogios que vieram e virão, pois dependendo do acolhimento, estes podem ser lobos disfarçados de cordeiros!
E por tudo isso que peço a Deus: me ajude a trabalhar a virtude da humildade, para que os elogios recebidos só me façam bem e as críticas sejam um oportunidade de crescimento!