Insegurança x Socialização

Você já se sentiu inseguro perto de certo grupo de pessoas? E consequentemente esse sentimento resultou em um auto congelamento?

Grande e pequeno, ontem senti que uma pessoa estava assim, tive essa percepção porque muitas vezes já me senti assim: pequeno (inferior) e grande (inseguro) diante de um grupo de pessoas. Incrível como nosso auto estima causa impacto na nossa socialização ou na nossa “antisocialização”.

É difícil ser sociável quanto se tem insegurança, pois ela nos traz medo, por algum motivo – ou por vários motivos - temos medo de decepcionar as pessoas que estão a nossa volta, ou medo de falar uma besteira e ser caçoado ou até excluído. Com isso, muitas pessoas antes de serem excluídas por determinados grupos elas se auto excluem, pois é menos humilhante.

Ora, a insegurança pode causar uma auto exclusão de um grupo social (evita frequentar certo grupo social), por isso, o inseguro julga melhor se auto excluir, do que ser excluído. Pena que às vezes me sinto assim, porém tenho uma vantagem pois tenho consciência desta fraqueza, o pior é quem se sente assim e não tem consciência disso, outra pena é, que não consegui me intrometer na supracitada pequenez.

Rafael F
Enviado por Rafael F em 04/12/2015
Código do texto: T5469798
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.