A leitura em excesso...
Todos nós lemos bastante, principalmente quando foi possível ter acesso simplificado aos meios de comunicação, em especial, à internet e, tudo que com ela veio, porém, lemos sem pensar, mas sim para "papaguear o já conhecido por muitos, quer dizer, é difícil encontrar pessoas que ousam enfrentar o ridículo e sem medo são, estão, falam e escrevem criando.
Onde podemos encontrar parte da explicação para essa questão que é enfrentada diariamente. Veja, a função social da escola é, primeiro, oferecer condições de acesso à Cultura, em seguida, oportunidades para as descobertas, em especial, tendo como estratégia a didática da situação- problema, para que ao final, nossos alunos possam viver a mágica da transformação / criação. Muito bom, não é?
Acesso à Cultura, para transformá-la, não tão somente para reproduzi-la. Sonho ainda....porque a maioria das escolas se encontra enraizada no que se propõe inicialmente, quer dizer, acesso à Cultura sim, mas para transformá-la.. Não.
Algumas escolas, já, oferecem oportunidades para as descobertas, mas não percorrem o terceiro movimento, em função da criação, talvez, porque, ainda, não saibam lidar com uma metodologia que tem por princípio - a diversidade...
Pena, porque o resultado é: mentes desperdiçadas, manipuladas, tristes, medrosas, pouco autônomas, portanto não éticas.
Yvone Restom
11/11/2015
Todos nós lemos bastante, principalmente quando foi possível ter acesso simplificado aos meios de comunicação, em especial, à internet e, tudo que com ela veio, porém, lemos sem pensar, mas sim para "papaguear o já conhecido por muitos, quer dizer, é difícil encontrar pessoas que ousam enfrentar o ridículo e sem medo são, estão, falam e escrevem criando.
Onde podemos encontrar parte da explicação para essa questão que é enfrentada diariamente. Veja, a função social da escola é, primeiro, oferecer condições de acesso à Cultura, em seguida, oportunidades para as descobertas, em especial, tendo como estratégia a didática da situação- problema, para que ao final, nossos alunos possam viver a mágica da transformação / criação. Muito bom, não é?
Acesso à Cultura, para transformá-la, não tão somente para reproduzi-la. Sonho ainda....porque a maioria das escolas se encontra enraizada no que se propõe inicialmente, quer dizer, acesso à Cultura sim, mas para transformá-la.. Não.
Algumas escolas, já, oferecem oportunidades para as descobertas, mas não percorrem o terceiro movimento, em função da criação, talvez, porque, ainda, não saibam lidar com uma metodologia que tem por princípio - a diversidade...
Pena, porque o resultado é: mentes desperdiçadas, manipuladas, tristes, medrosas, pouco autônomas, portanto não éticas.
Yvone Restom
11/11/2015