Pensamento para hoje
Pensamento para hoje
Há tempos atrás, durante algumas de minhas muitas crises existênciais, procurava selecionar palavras que tivessem algum significado de vida para mim.
Literalmente colecionei palavras nessa época. Escrevia um punhado, colocava em ordem alfabética, eliminava sinônimos, tentava decorar no máximo 10 para caber na contagem dos dedos e as palavras tinham que conter um significado grandioso de vida.
A intenção verdadeira era ter uma coleção de palavras simples que reunidas sozinhas, sem os complementos de quaisquer outras palavras, registrassem um sentido para minha vida.
A noite eu respirava as palavras escolhidas durante o dia e expirava seus antônimos. Maluco não?
Não sei de onde tirei essa ideia, inventei talvez, embora quase nada seja de fato inventado. Tem sempre alguém que ja fez ou faz algo parecido com o que fazemos.
Fato é que foi um longo período colecionando palavras em segredo. Nunca contei isso para alguém e este era um dos meus poucos segredos íntimos ou delirios intimos (quem sabe). Não pensava em contar, muito menos partilhar no facee.
Deitava, respirava, fechava os olhos, começava meu exercício: respirava amor, expirava ódio; respirava paz, expirava guerra; respirava silêncio, expirava barulho; por exemplo. Dormia assim.
As vezes me pegava fazendo o exercício invertido: respirava tristeza e expirava alegria! Pode? Não pode, mas fazia... quando dava conta mentalizava tudo invertido, entendeu? Era uma briga mental braba.
As vezes ainda faço o exercicio a noite antes de dormir. As vezes me pego revendo minha lista de ouro.
Percebi que nos períodos de crise, hoje graças a Deus menos frequentementes, recorro à pratica. Sem tanta ansiedade e desespero por achar as "palavras certas" fica mais divertido.
Hoje ao acordar me deparei com Filipenses: 4. 8. Já havia lido e relido o versículo. Até já ouvi pregações lindas baseadas nele. Hoje, no entanto, ele me levou à época da minha coleção de palavras!
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Verdade, honestidade, justiça, pureza, amabilidade, ética, virtude e honradez. Para hoje sao esses os valores, ou melhor, as "palavras" para meu dia melhor. 😉
Maria Lúcia Siqueira
8h de quinta feira ensolarada no Planalto Central